27 août 2007

Pão de Ló de Laranja




O final de semana estava um clima maravilhoso, céu azul, azul, deixando mais uma vez os dias frios e nebulosos para traz. No domingo o dia amanheceu para além do esperado. Muito cedo o sol já começou a brilhar com mostras de que seria um dia lindo! 

Levantei bem mais cedo que o habitual, tentando desinstalar-me da rotina dos últimos tempos. Existem coisas pequenas e simples que valem muito, como passar uma tarde em volta da mesa com pessoas especiais saboreando de um simples bolo de laranja.

Pão de Ló de Laranja

Ingredientes

Massa:
4 claras em neve

4 gemas
Raspas de limão
2 xícaras (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de suco de laranja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitadinha de sal


Cobertura:

2 xícaras (chá) de suco de laranja

1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:


Bater as claras em neve, em seguida as gemas uma a uma, a raspa de limão. Acrescentar  o açúcar aos poucos e continue a bater por uns cinco minutinhos na velocidade avançada até clarear e dobrar o volume. Com a velocidade da batedeira no mínimo, acrescentar o  suco de laranja aos poucos. Numa bacia grande, transportar o creme, adicionar a farinha de trigo peneirada com o fermento em chuvisco misturando delicadamente com um fouet. Untar e polvilhar  uma assadeira e assar em forno pré-aquecido.


Para a cobertura, numa panela média levar ao fogo  1 xícara do suco de laranja e reduzir por 5 minutos. Acrescentar o amido de milho e o açúcar previamente dissolvidos em ¼ de xícara de água. Mexa até ferver e engrossar. Deixe esfriar.

Umedecer todo o bolo com a outra xícara do suco de laranja, e por último joguei a cobertura já fria. Polvilhar açúcar de confeiteiro a gosto.


28 commentaires:

Natércia Ramalho a dit…

Amiga que bolo deve estar uma maravilha,parece que chega aqui o cheirinho.um bjs Natércia...

Akemi a dit…

Dinha, compartilho com vc tudo o que escreveste no post! Para mim, um céu azul já é meio caminho andado para um dia maravilhoso! E os momentos felizes são isso mesmo, coisas simples com pessoas muito especiais! Também estou sentindo o cheirinho deste bolo! Hummm!

laila radice a dit…

dinha e ontem foi um dia lindo mesmo...pena q não estava tão inspirada como vc, pq esse bolo ficou fantastico...adorei só conhecia um bolo de laranja que é todo batido no liquidificador, mas não gosto muito...oseu parece otimo! bjos

Anonyme a dit…

Olá,
o bolo tem um aspecto muito saboroso, nada melhor que um dia de sol para nos inspirar a fazer coisas boas e bonitas...

Nani a dit…

Nossa este bolo está com uma aspecto maravilhoso!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga a dit…

Dinha querida,
O dia de ontem, lindo como estva, realmente merecia um bolinho assim, perfeito!
Here comes the sun...
Bjs

Elvira a dit…

Tão bom que é, bolo de laranja! :-)

Esse seu ficou com um aspecto mesmo bonito. E parece bem fofo. Delícia!

Fer Guimaraes Rosa a dit…

que bolo LINDO! essa cor ja alegra o dia. um beijo,

Cláudia A. a dit…

O bolo ficou com uma cara ótima. Dá vontade de comer uma fatia.

Ana Elisa Granziera a dit…

Nham-nham... Eu ADORO bolos assim, simples, prá tomar com café (viciada em café). Pena que meu marido não seja nada boleiro... Faz tempo que não vejo uma foto de bolo de laranja tão apetitosa!!

Patricia Scarpin a dit…

Bolo de laranja é um dos meus preferidos, Dinha! Que delícia, tão fofinho!

Eli a dit…

Aí que bolo mais lindo!! Realmente tivemos aqui em São Paulo o lindo final de semana. Só faltou o seu bolinho aqui em casa. :)

Márcia a dit…

Menina, eu adoro bolo de laranja, acho tão a cara de casa, né?
O seu ficou lindo, viu?
Bjos.

Gourmandisebrasil a dit…

esses momentos parecem simples, mas no futuro lembrarás deles com carinho. Bolinho de laranja com café, chá, suco, amigos, familia....
bjo, Nina.

Unknown a dit…

Uau!!! Que delícia!

Marizé a dit…

Que bom humor, acordar assim... E esse bolinho está a convidar ser saboreado.

Migas a dit…

Este bolo para mim é o perfeito dos mais perfeitos: sem manteigas, caseiro, simples e ainda por cima está tão bonito! :o)

Anonyme a dit…

Que bolo LINDO!Eu adoro bolo de laranja quente,estou sempre esquentando,a fatia que vou comer, no microondas

Sarita a dit…

Esse bolo tá com aspecto magnifico,deve ter ficado muito bom.Gostei do seu blog.
bjus

Marcia a dit…

Dinha, obrigada pela visita, realmente é bom poder compartilhar e aqui é muito lindo, perto de S.Paulo e desconhecido de muita gente.
Delicia de bolo!!!!!

Laurinha a dit…

Vim visitá-la, quantas delícias por aqui! Adorei o bolo, lindo! Voltarei mais vezes.
Beijinhos,

Heidi a dit…

Natércia, muito grata por sua visita um garnde abarços :)

Akemi,
Realmente amiga, nada como um dia desses, e com pessoas especiais né :) muito obrigada viu, abraços.

Laila, que bom que gostou,e fica uma fofura só :) abraços.

Sonhadora, Nani, muito grata por suas visita, voltem sempre ;)abraços.

Dani, obrigada querida abraços.

Elvira, gosto muito de bolos simples assim, e não sobrou nenhuma pontinha dele :) abraços.

Fer,muito obrigada querida abraços.

Cláudia A.
O bolo ficou mesmo, pode se servir querida :) abraços.

Ana Elisa,
Obrigada amiga, fico feliz que gostou abraços.

Patricia Scarpin,
Também sou fã de carteirinha de bolos e bolos... e este fica fofinho mesmo, e bem molhadinho também abraços.

Eliana,
muito obrigada mesmo querida ;)abraços

Márcia,
realmente, é um bolo bem cara de casa, obrigaga por sua visita também minha conterrânea abraços.

Nina
Com certeza, é muito lembrar das coisas boas que acontecem em nossas vidas abraços.

Roseane, é bom mesmo, espero que esteja aproveitando bem as férias :) abraços.

Marizé,
nada como um fim de semana em casa, e aínda mais com um lindo sol, e fique avontade a servir abraços.

Migas, muito grata por sua visita, espero te ver sempre por aquí ;)
a simplicidade e a facilidade dele torna aínda melhor né , abraços.

Duly,
obrigada amiga, também gosto de saborear ele quentinho ;) abraços.

Sara,
que legal ter sau visita por aquí, volte mais vezes ok!? muito obrigada mesmo, abraços.

Marcia,
muito obridada também, gosto muito das paisagens vista da janela da sua cozinha, é muito bom acordar pela manhã em lugares como este, abraços.

Laurinha
muito obrigada por me visitar, e por favor, venha mais vezes, ficarei muito feliz, e aquelas empadas de queijo, não paro de pensar nelas :) abraços.

Unknown a dit…

Meu domingo começou um bolo delicioso de queijo, coberto com geléia de goiaba...hummm bem gostoso!!! Que seu domingo seja delicioso também!

Cláudia a dit…

Dinha, eu adoro bolo de laranja, faz tempo que não faço, quem sabe não vou para a cozinha agora, neste domingo à tarde????!!!!!
bjs

Passa lá no meu blog que tenho uma surpresinha para vc.

Nani a dit…

Fiz este bolo, ficou MARAVILHOSO, leve, fofo e saboroso.
Acabei de postar a receita no meu blog, espero que você não se importe.
Beijocas e obrigada pela receita maravilhosa!

laila radice a dit…

eu fiz! ai que maravilha de bolo e como rende...um absurdo!gostei tanto q publiquei no blog, espero q nao se importe, logicamente que coloquei seus creditos e um link pra cá. se houver algum probelma me avisa, tah? bjos e brigada pela receita!

Carla a dit…

que bolo lindo!!! yummi... =D

Heidi a dit…

Roseane , o seu bolo ficou maravilhoso, já fui lá comprovar :) abraços.

Cláudia
Nossa, como também adoro, experimenta sim, você vai gostar muito deste, pois rende bastante e a massa é bem levinha ;) abraços.


Nani e Laila,

fiquei muito feliz mesmo que tenham comprovado deste bolo, e que gostaramu muito também, fui lá comprovar ;). Será sempre um imenso prazer para mim queridas, sintam-se a vontade sempre ok!? ;) abraços

Carla,
Muito obrigada de coração, e agradeço a sua linda visitinha em meu cantinho, volte sempre ok !? ;) abraços.