3 septembre 2007

PAVÊ

Nossa sobremesa de domingo, um pavê com duas camadas de biscoitos, umedecidos com uma calda acrescida de conhaque, dois cremes com sabores delicados, coberto com um creme fofo e leve. Registro aqui cada detalhe deste sabor inigualável, acho difícil, alguém que ainda não tenha experimentado. Também o chocolate pode ser substituído por algumas frutas frescas ou em calda, como o pêssego, fica excelente.


Para o Creme de gemas: 2 latas de leite condensado

1 medida de lata de leite

1/2 colher (sopa) de amido de milho

3 gemas


Numa panela, junte o leite, as gemas e o leite condensado e leve ao fogo médio até ferver. Acrescente o amido de milho dissolvido com ¼ de leite, mexendo sempre. Quando o creme começar a desgrudar do fundo da panela, conte 5 minutos e desligue. Reserve. Para o Creme de chocolate: 200 g de chocolate meio amargo (picado)

2 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga

1/2 xícara (chá) de leite

Numa panela, coloque a 1/2 xícara (chá) de leite, o chocolate picado, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo baixo, mexendo sem parar até o chocolate derreter completamente. Reserve. Para a Cobertura:

1 lata de creme de leite (sem soro)

3 colheres (sopa) de açúcar 3 claras Essência de baunilha ou raspas de limão a gosto Em banho-maria, coloque as claras e o açúcar mexendo sempre, até ficar morninho, tomando cuidado para não cozinhar as claras. Em seguida bata na batedeira até o ponto em neve. Junte o creme de leite, eu usei as raspas de limão, e bata rapidamente para misturar por, aproximadamente, 30 segundos. Reserve.



Calda para umedecer os biscoitos: 250 g / 1 pacote de biscoito champanhe 1 copo americano leite

3 colheres (sopa) de a chocolatado em pó

2 colheres (sopa) de conhaque Numa panela pequena, junte 1 copo de leite, o achocolatado e o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue e deixe esfriar. Com o auxílio de uma colher, mergulhe um biscoito champanhe de cada vez na mistura de leite com achocolatado e o conhaque por apenas 10 segundos. Retire, deixe escorrer o excesso. Montagem: Forre com parte dos biscoitos já umedecidos um refratário, despeje o creme de gemas reservado, em seguida mais uma camada dos biscoitos restantes, o creme de chocolate reservado, e por último, a cobertura de claras. Polvilhe a gosto coco ralado. Leve à geladeira por cerca de 4 horas, geralmente gosto de fazer com um dia de antecedência, pois o sabor fica mais apurado. No momento de servir, peneire o Chocolate em Pó sobre a superfície, e sirva-se a vontade.

22 commentaires:

Nani a dit…

A aparencia está ótima, mas eu tiraria o chocolate pra eu comer(é que eu não gosto de chocolate), deve ficar muito bommmm!!!

Elvira a dit…

Uau! Essa sobremesa ficou tentadora de mais! :-)

Gourmandisebrasil a dit…

Pavê foi um dos primeiros doces que aprendi a fazer. Tem sabor de nostalgia para mim...
bjo, Nina.

semente de sésamo a dit…

Que delícia...

Marizé a dit…

Ao contrário da Nani eu ADORO chocolate. Este pavê está divinal!

Eli a dit…

Meu Deus do céu que pecado isso?!?! Fiquei babando. :)

paula a dit…

hummmmm delicia das delicias...amei!!

Natércia Ramalho a dit…

Não é justo comeres isso sózinha.um bjs Natércia...

Anonyme a dit…

Substituir chocolate por qualquer outra coisa é pecado! Que ar delicioso! Deve derreter na boca... =)

Laurinha a dit…

Uma delícia, com certeza! e nada para mudar!
Beijinhos,

Beatriz Belliard a dit…

faz seculos que nao faço nem como pavê, deu ate vontade uma tentaçao ! bj

Anonyme a dit…

Olá,
Isto sim é que é uma vedadeira tentação. É de comer ajoelhado, a dar graças a Deus por seu paladar maravilhoso...
Beijos

O Cravo da Índia a dit…

Ficou com um aspecto absolutamente delicioso!

Akemi a dit…

Dinha, vc quer nos matar com esse pavê, amiga??? Adoramos esse tipo de sobremesa, vou fazer antes que o verão vá embora! obrigada por dividir essa gostosura com a gente! Beijos

A simplicista... a dit…

Oi! É a primeira vez que passo aqui e fiquei maravilhada com o pavê. Essa receita é bem parecida com uma que minha mãe fazia quando eu era pequena, então bateu uma saudaaaade...
Linkei você no meu blog, se não se importar.
Parabéns!

Cláudia a dit…

Simplesmente delicioso, não mude nada, deve estar perfeito. Já esta anotada para ocasiões especiais. Adorei!!
bjs

colher-de-pau a dit…

Pavé é sempre aquela coisa boa!!!

Anonyme a dit…

Que delícia e que lindo!Minha filha já esta aqui do meu lado copiando a receita,ela adora doces!

Lua Limaverde a dit…

Assim como a Nina, pavê sempre me lembra a infância, minha sobremesa favorita nessa época... :)

Sarita a dit…

Tudo o k leva bolacha é bom de certeza!
Bjitos

Heidi a dit…

Nani, é muito bom mesmo, e você pode substituir o chocolate por frutas, eu gosto de fazer com pêssego, abacaxi, ou até mesmo um brigadeiro cremoso de côco, fica excelente, abraços.

Elvira, muito bom ter apreciado o pavê, ele é bem leve, e ótimo bem gelado naqueles dis de calor ;) abraços.

Nina, acredita que também foi um dos primeiros meu, além do brigadeiro e beijinho, abraços

Semente de sésamo, é muito bom mesmo, aqui em casa não dura mais que 1 dia ;) abraços.

Marizé, também adoro chocolate, muito obrigada. Abraços.

Eliana, é bom mesmo essa sobremesa né, obrigada ;)abraços.

Paula, adorei sua visita aqui no meu cantinho, volte sempre ok!? E que bom que gostou, abraços.

Natércia, poder se servir amiga, será um prazer :)abraços.

Witchie, que bom tê-la por aqui, sempre passo por sua cozinha. Realmente é um doce bem levinho, onde não dar vontade de parar de comer ;) abraços.

Laurinha, que bom que gosta dessa forma, doces para mim é sempre bem vindos ;) abraços.

Bia, são tantas maravilhas preparadas por você, tanta diversidade né, o pavê é mesmo tentador, ;) abraços.

Sonhadora, muito obrigada, é uma sobremesa simples, mais de um paladar muito bom mesmo :) abraços.

Cravo da Índia, ele fica bem firme depois de algumas horas na geladeira, no momento de servir não têm que resista ;) abraços.

Akemi,
Nossa também gosto muito dessa sobremesa, e o melhor é que rende bastante, e eu é que agradeço seu carinho, abraços.

A Simplicista,
Que bom que gostou! Fiquei muito feliz por sua visita aqui no meu cantinho, volte sempre. Também já adicionei aos meus favoritos, abraços.

Claudia, fico feliz por ter aprovado, e faça sim, este pavê é bem levinho ;) abraços.

Colher-de-pau, também concordo com você, abraços.

Duly, que lindinha sua filha, será prendada igualzinha a mamãe, abraços.

Luna, é uma sobremesa leve, e ótimo para este dias de calor, ele bem geladinho é tudo de bom né ;) abraços

Sara, concordo com você, gosto muito de sobremesas que tenham como ingredientes as bolachas, na verdade é um belo de um lanche né ;) abraços.

Anonyme a dit…

Eu fiz o Pave para Thanksgiving e foi um sucesso!! A receita deve ser seguida ponto a ponto...as medidas estao muito boas. Delicioso!
Renata