31 octobre 2007

QUICHE PRESUNTO E QUEIJO

Como já havia comentado antes, estou naquela fase de final de semestre, correria de trabalhos, provas, seminários, praticamente tenho ficado os finais de semana na faculdade, quase não tenho me aventurado na cozinha este último tempo, apenas preparado o básico para suprir a fome. Mas graças a Deus o final de ano já se aproxima e espero em breve está colocando tudo em seu devido lugar, principalmente esta cozinha em dia!

Quiche é sempre uma ótima opção para acompanhar saladas em um jantarzinho rápido, por ser tão prático. No momento em que preparo a massa, costumo pré-assar antes de por o recheio. Mas como tudo tinha de ser vapt vupt não a fiz desta maneira. Geralmente coloco uma folha de papel manteiga sobre a massa, e por cima do papel um peso, costumo usar arroz ou feijão, e primeiro assar por uns 12 minutos. Depois retiro o peso (arroz ou feijão) e o papel manteiga e asso por mais 5 minutos. A massa fica bem sequinha e crocante, bem diferente desta que fiz, sentir que ficou bastante úmida, mesmo assim a minha irmã e o T. não deixaram sobrar nenhum pedacinho.


Para a massa:

3 xícaras de chá de farinha de trigo
150g de manteiga
sal a gosto
1/4 de xícara de água

Misture bem a farinha de trigo, o sal e a manteiga até obter uma farofa. Acrescente a água e misture até formar uma massa homogênea. Deixei descansar por uns 10 minutinhos. Abrir a massa e colocar na forma, pode ser removível ou para quiche, cuidando para que as beiradas fiquem com no mínimo, 2 cms de altura. Reservar.

Para o recheio:
4 ovos inteiros
200g de creme de leite fresco
150 grs de presunto em cubinhos bem pequenos
100 grs de queijo mussarela ralada
100 grs de queijo Gruyere ralado
100 grs de queijo parmesão ralado grosso (Para jogar por cima do recheio)

Bata os ovos inteiros com um batedor de arame como se estivesse fazendo omelete. Misture o creme de leite e acerte o sal. Juntar o presunto a mussarela e o queijo gruyere. Colocar o recheio na massa acima, e por cima o parmesão ralado grosso. Leve para assar em forno pré-aquecido, em temperatura média por aproximadamente 40 minutos ou até dourar.

13 commentaires:

Nani a dit…

Realmente estou sentindo sua falta, você anda meio sumida.
Agora que quiche maravilhoso, meu deu água na boca.
Beijos e boa sorte nas provas e trabalhos!

Patricia Scarpin a dit…

Dinha, eu adoraria ter uma fatia desta maravilha agora, pro almoço!

Migas a dit…

Desejo-lhe muita sorte para esta fase!! Logo vai poder deliciar-nos novamente! Mas, eu também não deixava um restinho desta quiche! Os ingredientes estão todos ao meu gosto! :o)

Beijinhos

risonha a dit…

eu adoro a maneira como vocês falam "vapt vupt".... que cá entre nós é como quem diz "à pressão"...lol
a sua quiche ficou linda e com um aspecto apetitoso...

Laurinha a dit…

Menina, que delícia! Guarda uma fatia prá mim por favor, que já estou chegando!!
Beijinhos,

Vera a dit…

Oi Heidi,
Nossa essa Quiche está com uma cara maravilhosa e como tudo que vc faz é ótimo, não me espanta que essa comilona da Heiko tenha "matado" tudo com o T.
Da próxima vez n esqueça das amigas!!!!!
Bjo Grande pra vcs 2
Vera

Cinara a dit…

Adoro quiches, Dinha, e esta sua está maravilhosa mesmo... Já anotei a receira e com certeza farei em breve! ;o) Beijos!

Unknown a dit…

Dinha

E como vão as princesinhas?
Saudades de vcs...
Gostaria de conhece-las melhor e aprender coisas novas,tenho tanto a aprender!
Gostei muito desta receita.
Ontem disse ao meu marido:
Pelo salgado eu me seduzo...pelo doce, não.
Porque será algumas pessoas gostam mais dos salgados?
HUMMMMMM.......

laila radice a dit…

humm q delicia! sou louca, maniaca,compulsiva por quiches!! e a sua esta tão linda!!! eu tbm nao deixaria nenhuma migalha! sorte e força nessa reta final do semestre! bjos

Pimpona by Nacos & NOC's a dit…

Adorei, tem um aspecto muito saboroso! =P
Beijinhos

Akemi a dit…

Dinha, este quiche está um luxo, amiga! comeria duas fatias ou mais!

Eli a dit…

Está linda demais!! E quanto ao sabor não tenho dúvidas que está divino!

Lena a dit…

Olá
Adorei o seu blog.
Estou aproveitando as dicas :D
Quando tiver um tempinho, dê uma olhada no meu: http://lenabolosdecorados.blogspot.com/
Acabo de criar. Me diga o que você achou.
Beijo,
Lena