15 octobre 2007

Tipo Bolo dos Reis



Estava pensando em fazer um bolo dos reis, e como alguns dos ingredientes faltavam na dispensa, resolvi ao meu modo acrescentar outros itens como a goiabada e a castanha triturada. É muito rápido de preparar, fica muito saboroso, fofinho, molhadinho e super macio. Dividir a massa em duas formas, uns gostam com glacê outros não, eu como sou fã de bolos como de todos os jeitos! Logo que tirei de forno não agüentei esperar esfriar, conforme os dias passaram o sabor ficou melhor ainda, e muito mais molhadinho.

Tipo Bolo dos Reis

Ingredientes:

200 gr de manteiga
4 ovos
1 lata de leite condensado
2 xícaras (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal agosto
1 xícara (chá) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
100 gr de castanhas de cajú trituradas
150 gr de uva passas (umedecidas de um dia para o outro com leite ou rum)
150 gr de goiabada cascão picada 

Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinha e esbranquiçada (caso queira pode dividir metade manteiga com metade margarina, usei apenas manteiga). Acrescente as gemas uma a uma. Vá adicionando o leite condensado. Passe esta mistura para uma vasilha maior e acrescente a farinha de trigo, o sal e o fermento delicadamente. Misture à massa as passas, a goiabada picada e as castanhas trituradas (separei um pouco das uvas passas e castanha para a decoração). Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma (dividir a massa em duas formas, uma redonda e outra para bolo inglês) leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 1 hora ou até que, enfiando um palito o mesmo saia limpo. 

Glacê:
2 1/2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de leite quente
2 colheres (sopa) de suco de limão

Fiz meia receita, como preparei duas formas de bolo apenas uma decorei com o glacê. Misturar o açúcar de confeiteiro com o leite quente e o suco de limão e despejar sobre o bolo ainda morno. Decorei com um pouco das uvas passas com a castanha triturada.

36 commentaires:

Akemi a dit…

Dinhaaaaaaa, quer me matar, mulher??? Adoro bolo de frutas secas e este aqui está com os dias contados para eu fazer! Ótima sugestão para o Natal, amiga!
Esqueci de dizer no outro post, boa sorte nos exames! Estaremos na torcida para que tudo dê certo! Bjs e boa semana!

Nani a dit…

Você e seus bolos maravilhosos!!!Mais uma dilicia pra minha coleção!
Beijos e ótima semana !!!

Marizé a dit…

Que delicia que deve ser este bolo de frutas, a adição do leite condensado na massa e esse glacê encantaram-me.

Pri a dit…

Nossa amiga!!
Que bolo delicioso.
Vou testar qdo meus papis estiverem aqui... com certeza irão amar!!!
Parabéns.

Fer Guimaraes Rosa a dit…

que ma-ra-vi-lha!!! :-)

um beijoo,

Gourmandisebrasil a dit…

Nunca pensei em usar goiabada no Bolo de Reis! Ótima idéia, tenho uma goiabada em casa e não sabia o que fazer...
bjo,
Nina.

Sheila a dit…

Heidi,
agora vc se superou hein?
Teu bolo tá lindo!!!
Agora, nessa tardinha com sol, um pedacinho dele com um chazinho ia tão bem.... aiai

bjão

Anonyme a dit…

Hum.... Posso imaginar o sabor dessa delicia!!!
Parabéns!

=P

Natércia Ramalho a dit…

Querida seu bolinho me deichou com água na boca deve ser de comer e chorar por mais adorei.um bjs Natércia...

Ana Prazeres a dit…

Que aspecto magnifico!!!
Adoro este tipo de bolos... ainda há alguma fatia para mim, Dinha???
Beijinhos

Anonyme a dit…

Heidi,
lindo, lindo, lindo!!! Deu água na boca...! Sobrou algum pedacinho???
Beijos! Ótima semana e boa sorte na Faculdade!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Vera a dit…

Heidi
Voltei!!!!!
meu pc foi consertado!
Agora já posso postar!
Vc como sempre com seus bolos maravilhosos....continue esta menina brilhante e a Heiko tbem,
vcs são 2 anjos!
Bjo
Vera

Rosi a dit…

Oi, Dinha! Vc realmente está de parabéns com seu trabalho de pasta americana, seu acabamento é ótimo...Qdo achar um curso aos sábados, informe, irei junto, rss
Adorei conhecer seu blogger e vc!!
Menina, já ia esquecendo, fiz os biscoitos açucarados, o q é aquilo, lindo, saboroso, fez um sucesso, obrigada por dividir!!Bjos.Rosi.Ah, obrigada pelo elogio, minha filhota é realmente linda, coruuujaa...

Chiisana Hana a dit…

Estou babando pelo seu bolinho! Fui ate olhar se tinha os ingredientes para prepará-lo mas não tem leite condensado. Sniff! Uma pena!
Lá no meu bolinho de ameixa não tinha foto por uma simples razão: não tenho câmera. Então o blog é sem fotos mesmo, infelizmente.
Beijos!

colher-de-pau a dit…

Eu como já uma fatia. Adoro bolos com futas!
Principalmente assim fofinhos como esse!

Patricia Scarpin a dit…

Que delícia de bolo!
Só tem coisa gostosa na massa!

Agdah a dit…

Eu adoro bolo com goiabada.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga a dit…

Ai, Dinha, que maravilha a sua idéia de colocar goibada, amei!!!
Bjs

Laurinha a dit…

Menina, que delícia! Adorei a idéia da goiabada! Que lindo que ficou, tens mãos ótimas para bolos, hein!!!
Beijinhos,

. a dit…

Dinha
Deixa eu só te perguntar uma coisinha:
Como vc consegue fazer essas coisas deliciosas e ficar com esse corpinho de bailarina?
Conta o segredo menina....
Menina,do céu...comi com os olhos...hummmm...
Bjs
Sonia Novaes

Cinara a dit…

Magnífico, Dinha! Lindo e com certeza muito saboroso... Quando é que você vai largar o ramo dos cosméticos e abrir sua confeitaria, querida? O mundo *precisa* conhecer seus bolos!!! ;o) Beijos e um lindo final de semana para você!

laila radice a dit…

que loucura!!! maravilhoso!!!

Unknown a dit…

Hummmm...muito bom!!! Babei agora...Boa semana!!!

Migas a dit…

Que bolo magnífico. Consigo imaginar a combinação dos sabores. A fruta, o leite condensado, a goiabada! Mesmo perfeito! A foto então, está linda!

Beijinhos!

Anonyme a dit…

Já anotei esta deliciosa receita para fazer nas festas de fim de ano!Lindo o bolo!!!Beijo e boa semana

Eli a dit…

Bolo molhadinho assim, é uma verdadeira maravilha pra mim! Delícia e foto lindissima!

Beatriz Belliard a dit…

mais que perdiçao ! vou teeer que fazer !! bjs

Unknown a dit…

Maravilhoso!
Fiquei babando...
Tenho vontade de conhecer vcs melhor...são doces como o doce de batata doce.

bjs

Valentina a dit…

Que sonho de receita. Este bolo está lindo. Realmente molhadinho.De dar apetite.ou gula.

Cris a dit…

Eu também adoro bolos com frutas secas... e só eu aqui em casa que gosto, então sempre tenho que esperar o Natal... Este com leite condensado na massa, menina, a esta hora da noite e eu vendo esta foto deliciosa... ficou lindão! Bjs!

Zézito do Nada a dit…

bolo optimo para acompanhar um chá. parabens

Anonyme a dit…

Oi queridassss!
estou com saudades!
Conheçam o blog do meu amigo Eduardo Trama (de culinária)
http://blog.tramacatering.com/
bjo Vera

Unknown a dit…

Hoje tem Pasta aí?
Em casa, não tem, mas no Blog tem!

Unknown a dit…

Oi Dinha!!Td bem???
Obrigada pela visita e pelo recadinho,fazia tempo que a gente não se falava né.
Beijos

Unknown a dit…

Bom findi!!!

Cláudia a dit…

Dinha, que visão mais estonteante, este bolo está maravilhoso e já está anotado para ocasiões especiais!!!
Parabéns

bjokas