27 juin 2007

Torta de limão



Domingo almoçamos na casa da tia Lú. Um almoço de última hora, reunimos a família e foi uma tarde pra lá de agradável. Preparei esta torta no sábado, e não imaginava que esta seria parte de uma das sobremesas. A diferença desta torta foi a cobertura de chantili, geralmente preparo um suspiro com claras batidas e açúcar de confeiteiro e levo para gratinar rapidamente. O resultado ficou muito bom, uma torta bem levinha. Para esta torta usei duas vezes a medida da receita.

Torta de limão

Ingredientes:

Massa: 
1 pacote de biscoito leite e mel 
100 g de manteiga

Creme de limão: 
1 lata de leite condensado
½ lata de creme de leite gelado
6 colheres (sopa) de suco de limão 

Cobertura: 
Chantilly a vontade.


Preparo:

Triturar os biscoitos no liquidificador até formar uma farinha fina. Juntar a manteiga e misturar até a massa ficar homogênea. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de aro removível. Reserve. 
Para o creme de limão, bater no liquidificador o leite condensado com o suco de limão, por Último o creme de leite gelado. Despeje sobre a massa de biscoito reservada. Depois é só cobrir com o chantilly batido gelar por aproximadamente 3 horas antes de servir.


21 juin 2007

Chocolate orgânico

Prazer sem culpa. A boa notícia é que chocolate faz bem ao coração, melhor ainda se for orgânico !

Um estudo apresentado em Amsterdã, na Holanda , durante um congresso da Sociedade Européia de Cardiologia concluiu que o chocolate é o mais novo aliado do coração. Substâncias presentes no cacau, os flavonóides, ajudam a combater a oxidação da circulação sanguínea, melhorando assim a saúde das artérias e do coração.Os flavonóides são encontrados também em vários tipos de frutas, mas estudos recentes mostram que o cacau está entre suas fontes mais ricas. Assim, um chocolate de boa qualidade apresenta capacidade anti-oxidante três vezes maior que a do alho e dos morangos. A cultura do cacau é considerada artesanal , pois necessita de mão-de-obra em todas as etapas de plantio e colheita até a entrega da amêndoa para a industrialização. Nesse estágio, depois de separadas, as amêndoas entram na fase de fermentação, secagem e torrefação em baixa temperatura. Destas etapas dependerá o sabor do chocolate. Vários processos de manuseio se seguem, dependendo de como se queira o produto final. A produção de cacau orgânico já é uma realidade na região sul da Bahia. Atualmente, técnicas de produção orgânica estão sendo desenvolvidas, em completa sinergia com o meio ambiente.



A produção de chocolate, a partir do cacau orgânico, está sendo desenvolvida em todo o mundo. Já existem marcas famosas de chocolate orgânico nas prateleiras de mercados da Europa e dos Estados Unidos e sua disponibilidade é uma ótima noticia para os amantes do chocolate. O chocolate é indicado como um alimento energético, afrodisíaco, anti-oxidante, tônico cardiovascular e estimulante do bom humor. Sua versão orgânica se apresenta como uma alternativa viável de produção e torna o chocolate um alimento mais saudável, por não utilizar produtos químicos.


Fonte:Planeta orgânico

16 juin 2007

Bolo com recheio de ameixa e doce de leite


Preparei um bolo de última hora com alguns itens que haviam na dispensa no momento. Juntei os enlatados, os morangos da fruteira e por fim um bolo pronto para comemoração do aniversariante do dia.

Bolo com recheio de ameixa e doce de leite

Pão de ló:

4 ovos
½ xícara de chá de açúcar
7 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de amido de milho
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha 

Recheio:

250 gr de ameixas pretas sem caroços
100 gr de açúcar 
1 lata de leite condensado (cozido) ou doce de leite já pronto 
1 lata de creme de leite gelado sem o soro 

Cobertura: 

1/2 litro de mistura para chantilly batido.
Nutella a gosto
Chocolates agosto
Morangos

Preparo:

Ligue o forno a uma temperatura média de 180ºC. Na batedeira coloque os ovos e o açúcar. Bata em velocidade alta por 15 minutos. Enquanto o creme está na batedeira, peneire a farinha, o fermento e o amido de milho 3 vezes.

Retirar o creme da batedeira, acrescentar a essência de baunilha. Juntar os ingredientes peneirados e misturar delicadamente. Untar e polvilhar uma forma de aro e fundo removível 22 cm de diâmetro, despejar a massa e levar para assar em forno pré aquecido durante uns 20 minutos.


Cozinhar as ameixas com um pouco de água para amolecer, em seguida bater no liquidificador com o açúcar ligeiramente deixando as ameixas em pedaços aparentes. Cozinhar a ameixa até o doce desgrudar desgrudar do fundo panela. Depois de frio Juntar o doce de leite e o por último o creme de leite gelado. Cortar o bolo em três camadas iguais, regar com um pouco de guaraná ou outro líquido de preferencia e acrescentar o recheio. Nivelar todo o bolo com um pouco de Nutella em seguida cobrir todo o bolo com o chantilly  batido. Decorar com as bolinhas de chocolate  e os morangos.

15 juin 2007

Cocada de corte



Ingredientes:


-1 lata de leite condensado

-2 medidas (da lata) de açúcar

-1 pacote de coco seco ralado (100g) ou


-1 coco fresco pequeno ralado













Modo de preparar:


Leve ao fogo baixo, o Leite Moça, o açúcar e o coco ralado, mexendo sempre


até desprender do fundo da panela, cerca de 15 minutos. Despeje no mármore untado e nivele com um rolo de massas também untado. Deixe esfriar e corte em quadrados.

O coco fresco ralado pode ser encontrado pronto em feiras livres, supermercados ou congelado. Caso não tenha uma superfície de mármore ou granito, você pode despejar em uma assadeira rasa, untada com bastante manteiga. A assadeira deve ser rasa, para poder nivelá-la. Se desejar, incremente a cocada com meia xícara (chá) de amendoim, torrado, sem pele e picado.Uma outra alternativa, é preparar a cocada de colher, com consistência cremosa.


Em uma panela, misture 1 lata de Leite condensado, a mesma medida (da lata) de leite, dois pedaços de canela, 3 cravos-da-índia e 1 coco fresco ralado. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre por cerca de 15 minutos, até ficar consistente. Retire do fogo, deixe esfriar, coloque em uma compoteira e leve à geladeira. Se desejar uma cocada amarelinha, misture duas gemas, antes de levar ao fogo.


Fonte: Nestlé

Foto: Site nestlé

Interessante

Cortando uma manga em um piscar de olhos!!!









Um cortador simples que remove a semente e corta a fruta ao meio.

As lâminas são de aço inoxidável, afiadas e resistentes.

Aínda não encontrei por aquí, é uma ótima idéia isso...



Fonte: Web site OXO.

13 juin 2007

NOS BASTIDORES DA GASTRONOMIA

Leonardo Da Vinci: um renascentista apaixonado pela cozinha O espírito criativo e inteligente do artista e cientista Leonardo da Vinci é fato conhecido em todo o mundo. Entretanto, muita gente não sabe que além destes dotes, ele também foi um grande amante da culinária. Ele foi chef de cozinha do nobre milanês Ludovico Sforza, inventor de utensílios domésticos e deu dicas sobre ingredientes da cozinha e suas propriedades medicinais. Os detalhes sobre os segredos culinários de Leonardo Da Vinci podem ser encontrados nos livros "Apontamentos de Cozinha" (Editora Atenas) e "Os cadernos de cozinha" (Record) de sua autoria e cujas notas originárias chamadas de Codex Romanoff foram encontradas somente na década de 80.Os escritos trazem receitas exóticas de frango cru, intestinos de truta, cabra com gelatina além de dar dicas importantes de etiquetas para se comportar à mesa. O livro também revela o lado inventor de Leonardo: ele foi o criador do guardanapo em substituição ao hábito desagradável de limpar os dedos na toalha da mesa e do sanduíche. Livro: Os cadernos de cozinha de Leonardo da Vinci Autor: Leonardo da Vinci Editora: Record

Fonte: Por Renata do AmaralDo QuintoPecado

11 juin 2007

9 juin 2007

Denki Nabe (Panela elétrica para cozinhar arroz)


A Denki Nabe, panela elétrica para cozinhar arroz, é um elemento básico e essencial da cozinha japonesa, um item obrigatório em todas as casas de japoneses. Elas vêm com um copo-medida para o arroz, e a parte interna das panelas possui marcações para a altura em que a água deve ficar (coloca-se uma quantidade calculada de arroz cru lavado na panela, e em seguida coloca-se água na altura correspondente à quantidade de arroz conforme as marcações na própria panela). É só fechar a tampa, ligar a panela, e após alguns minutos têm-se arroz cozido no ponto, que pode ser conservado quente por horas.



O arroz japonês tradicionalmente é cozido sem sal ou temperos. Não é necessário acrescentar sal. O arroz fica com uma textura úmida e bem grudadinho. 
Preparei uma jantinha básica e rápida "Shiro Gohan" (Arroz branco) com batatas. Por fim polvilhei "Furikaki" (Tempero japonês). 


8 juin 2007

E começaram as provas...

Feriado bastante agitado... Depois de 9 horas estudando Contabilidade de Custos, já sem noção do tempo e da fome, surgiu uma vontade de comer um bolo de maracujá. Ingredientes para massa: 1 xícara e meia de farinha de trigo 1/2 xícara de amido de milho 1/2 copo de açúcar 2 ovos 1 copo de suco de maracujá natural ou concentrado 1 colher de sopa de manteiga 1 colher de sopa de óleo Ingredientes para a cobertura: 1 lata de leite condensado 1/2 lata de suco de maracujá Modo de fazer: Bata as claras em neve e reserve. Misture as gemas, a manteiga, o óleo e o açúcar e bata. Acrescente a farinha e o suco e bata até formar uma massa homogênea. A consistência tem que ser cremosa. Se ficar muito dura, coloque um pouquinho de água. Por último misture as claras em neve e o fermento. Coloque em uma forma untada e leve para assar em forno pré-aquecido. Dependendo do formato da forma, leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto. Cobertura: Misture o leite condensado com o suco, até que fique homogêneo. Cubra todo o bolo, depois de frio. Uma boa opção é fazer uma calda com um pouco do suco de maracujá e açúcar, tendo o cuidado para não deixar a calda muito azeda. Caso opte por usar o suco concentrado, separar um pouco da polpa de um maracujá com os caroçinho, para fazer a calda. Despois de morna, despeje a calda por cima da primeira cobertura. Este fiz com o suco concentrado, a corzinha dele não nega...

3 juin 2007

Bolo de Limão

Tenho que dividir esse bolo com vocês!!! É ma-ra-vi-lho-sooo!!!! E o que é melhor: Facinho, facinho... Ingredientes para Massa: - 1 copo de yogurte natural - 1 copo de óleo - 4 ovos inteiros - 1 caixinha de gelatina de limão - 1 colher de fermento - 1 caixa de Mistura de Bolo sabor limão Ingredientes para o creme de limão: - 1 lata de leite condensado -Meio copo de suco de limão (previamente misturado) Bata no liquidificador o yogurte, o óleo, os ovos a gelatina, e o fermento. Despeje a mistura num recipiente e acrescente a mistura para bolo aos poucos. Assar em forma untada. Depois de pronto, com o bolo ainda quente, despejar o creme de limão. Caso não queira usar a gelatina de limão terá este resultado.