31 de julho de 2007

Comidinhas do dia-a-dia

A nossa querida amiga Akemi , fez mais um evento dentro do "Comidinhas do dia-a-dia". Tinha Preparado uma macarronada vapt vupt com molho branco, para a janta . E como o molho rendeu um pouco a mais, sobrando metade da panela, a melhor forma de aproveitá-lo, foi preparando este sanduíche gratinado, juntamente com os queijos que havia na geladeira.

Sanduíche gratinado
1 pacote de pão de fôrma
200 g de presunto/peito de peru
250 g de mussarela
Requeijão
Maionese
Azeitonas picadas
Queijo parmesão ralado

Preparei o molho branco com:
1 cebola ralada
2 colheres (sopa) de manteiga e azeite
3 colheres (sopa) de trigo
2 xícaras (chá) de leite
1 lata de creme de leite sem soro
½ caldo de galinha
Sal e noz-moscada a gosto

Ferva o leite, enquanto isso, derreta a manteiga junto com o azeite, e frite a cebola, misture a farinha de trigo e mexa sem parar (se possível utilize um batedor de arame) até a mistura borbulhar. Sempre mexendo até que cozinhe a farinha. Retire a panela com a farinha do fogo, e coloque o leite de uma só vez, acrescentando também o caldo de galinha. Retorne ao fogo e mexa até ferver. Tempere agosto com o sal e a noz -moscada.
Montei em um refratário, as fatias de pão previamente passadas maionese, uma camada de mussarela, em seguida de presunto e as azeitonas picadas, também acrescentei algumas colheradas do requeijão, para deixar mais úmido. Cobrir com outra camada de pão e o molho branco, deixando cair pôr toda à volta do refratário até o fundo. Salpicar o queijo parmesão ralado, decorando a gosto. Levar em seguida ao forno para grátinar.

29 de julho de 2007

Pinha


Em outras regiões conhecida por fruta do conde.
Fui criada comendo muita fruta, e conhecendo várias. Natural do nordeste, uma região riquíssima em frutas. De lá aprendi a gostar de pitomba, caju, mangaba, acerola, cajá, siriguela, pitanga, Jambo, etc. A pinha é a fruta que mais gosto também!

23 de julho de 2007

Bananas douradas com calda toffe



A calda toffee ou calda de caramelo faz um casamento dos mais perfeitos com a banana, a receita pede babana-ouro e como as bananas prata da minha fruteira estavam quase passando do ponto, quis aproveitá-las o quanto antes. Seja ela do tipo ouro ou qualquer outro, o segredo, neste caso, é saber grelhar as bananas sem deixar que elas fiquem moles demais, desmanchando ao toque, trabalhe com a chapa, ou a panela bem quente, e só vire as bananas quando elas estiverem totalmente cozidas de um lado, evitando manipular a fruta.

Bananas douradas com calda toffe

Ingredientes:

2 dúzias de banana-ouro
2 colheres de sopa de manteiga
1 1/2 xícara de chá de açúcar
300 ml de creme de leite fresco

Mode de Preparo:

Descasque as bananas e elimine eventuais fios. Coloque a manteiga (aos poucos) em uma grelha ou frigideira e grelhe as bananas até que fiquem macias, mas não moles. Numa outra panela, caramelize o açúcar até obter uma calda na cor de caramelo claro. Com cuidado junte o creme de leite e deixe levantar fervura, até que o caramelo esteja totalmente desmanchado no creme de leite. Espere espessar um pouco e apague o fogo. Passe as bananas para uma travessa e regue com a calda. Sirva quente ou morno.

Uma sugestão, também fica ótima acompanhada com sorvete de creme. Até quem fazia cara feia quando se tratava de banana chegou a lamber os dedos!

17 de julho de 2007

Torta de Ameixa (Minha favorita)


Torta de Ameixa


Ingredientes:

Massa:

3 xícaras (chá) de açúcar 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícaras (chá) de leite 
200g de margarina ou manteiga
6 ovos (claras separadas)
1 colher (sopa) generosa de fermento em pó 

Preparo:

Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme claro e fofo. Misture as gemas e em seguida o leite até obter um creme homogêneo. Junte a farinha aos poucos, depois o fermento. Acrescente as claras em neve misturando delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido 180°c até dourar.


Recheio de ameixa e doce de leite:

Ingredientes:

350 g de ameixas pretas sem caroços
200 g de açúcar
1 lata de leite condensado (cozido) ou doce de leite já pronto
1/2 lata de doce de leite para cobrir o bolo
1 lata de creme de leite gelado sem o soro.

Primeiro passo: faça o doce da ameixa, Cozinhe as ameixas com um pouco de água até amolecer. Junte o açúcar e passe tudo no processador ligeiramente deixando as ameixas em pedaços finos. Levar ao fogo e cozinhar até desgrudar do fundo da panela. Deixar esfriar.

Segundo passo: depois que o doce da ameixa estiver completamente frio, acrescentar o doce e leite e o pôr último o creme de leite gelado. Reserve.

Terceiro passo: Leve ao fogo uma parte do doce da ameixa com água para amolecer. Cozinhar até levantar fervura. Corte o bolo em duas partes iguais, umedecer com guaraná e juntar o recheio.Cobrir todo o bolo o doce de leite (1/2 lata) e por último uma segunda camada do doce de ameixa. Decorar a gosto.


11 de julho de 2007

Tanabata Matsuri

Nos dias 07 e 08/07/07, aconteceu no bairro da Liberdade, em São Paulo, a 29ª edição do Tanabata Matsuri, o tradicional Festival das Estrelas. A tradição do Tanabata Matsuri é celebrada há mais de 1.300 anos na cidade japonesa de Sendai, capital do estado de Miyagi. As pessoas decoram as ruas do bairro da Liberdade com ramos de Bambu e escrevem um pedido num pedaço de papel colorido, que representam as estrelas do Tanabata. Durante a festa, as ruas estreitas do centro do bairro são enfeitadas com grandes e delicados arranjos de papel, feitos de centenas de origamis (dobraduras), e suspensos por ramos de bambu (os sassa-dake) da altura de um poste.


Além da decoração caprichada, o Tanabata Matsuri ainda oferece diversas apresentações de teatro, de danças folclóricas e de shows musicais. Outros destaques são as barracas de comidas típicas, a feira de artesanato e os concursos de Miss Tanabata Matsuri, de desenhos e de poesias.






Eu, de blusa preta, e ao lado minha irmã . Apesar da grande aglomeração de pessoas, onde, não mais cabiam nossos pés no chão, foi muito bom como todos os outros anos.

10 de julho de 2007

Biscoitos Açucarados


Estes biscoitos ficam uns charmes, embalados em celofane

trasparente e amarradinhos com fitinhas coloridas. Lindos para presentear.


Ingredientes:

3 ovos inteiros e em temperatura ambiente
140 gramas de manteiga sem sal 2/3 xícara de açúcar de confeiteiro peneirado 200 gramas de chocolate meio amargo picadinho 1/4 xícara de chocolate em pó peneirado 1 1/2 xícara de farinha de trigo peneirada 1 colher (chá) de essência de rum ou de baunilha 1/2 colher (chá) de fermento em pó 1 pitada de sal
Cobertura:
300 gramas de açúcar impalpável peneirado
Preparo:


Coloque numa panela o chocolate picado com a manteiga e leve ao fogo, mexendo sempre, até derreter completamente. Em seguida retire do fogo, junte o açúcar e misture muito bem. Junte os ovos um a um, a baunilha e o sal e os ingredientes secos peneirados juntos, batendo tudo muito bem. Leve a massa à geladeira que esteja bem firmes, modele os biscoitos, passe-os pela cobertura e leve ao forno pré-aquecido à 160º C e asse até que estejam craquelados e firmes.




Montagem:

Faça pequenas bolas com a massa, passe duas vezes pelo açúcar impalpável e coloque em fôrma untada e enfarinhada. Leve ao forno por aproximadamente 15 a 20 minutos. Rende aproximadamente uns 30 biscoitos.

5 de julho de 2007

Lembranças...


Este bolo traz muitas lembranças da minha infância, época em que ainda morava em Recife –Pe. Muitas saudades de tudo e de todos, doces lembranças dos meus queridos avós, tios, primos, e amigos...

O Bolo de Rolo é um doce típico de Pernambuco. É uma massa feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Esta massa é enrolada em uma camada de goiabada, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.

Bolo de rolo

Recheio: 

1/2 xícara de chá de água
500g de goiabada em pedaços (bem macia) 
1 cálice de vinho do porto 
Açúcar granulado, o quanto baste 

No liquidificador, coloque a goiabada juntamente com a água, até a mistura ficar cremosa. Depois, junte o vinho do porto e cozinhe em fogo baixo até ferver.

Massa:

4 1/4 xícara de chá de farinha de trigo 
2 3/4 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de chá de manteiga com sal 
15 ovos

Bata o açúcar juntamente com a manteiga até obter um creme bem claro. Acrescente os ovos, um a um, (gemas sem as peles) sempre batendo a cada adição. Retire da batedeira e acrescente delicadamente a farinha de trigo previamente peneirada, até obter uma massa leve. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo três assadeiras. 

As assadeiras apropriadas para "Bolo de Rolo" em geral medem 30 cm de largura por 45 cm de cumprimento e apenas 1 cm de profundidade. Geralmente feitas sobre encomenda mas no Nordeste encontram-se à venda em boas casas do ramo. 

Com o auxílio de uma espátula, espalhe uniformemente em cada assadeira, seis colheres da massa (uma em cada canto e duas no meio), tomando como medida a colher de servir arroz. A camada de massa deve ficar bem fina.

Leve ao forno pré aquecido, uma assadeira por vez, por mais ou menos10 minutos. A massa não deve ficar corada. Toque com o dedo e se estiver firme retire do forno e vire sobre um guardanapo polvilhado com o açúcar cristal.

Recorte as beiradas, espalhe um pouco da goiabada derretida sobre o bolo e com o auxílio do guardanapo, enrole pela largura como um rocambole bem apertadinho. Reserve.

Proceda da mesma forma com a 2ª assadeira. Depois de retirar do forno, vire sobre o guardanapo e recorte as beiradas, espalhe a goiabada, encoste o começo do bolo onde termina o 1ª rocambole e enrole, um por cima do outro. Repita a operação até terminar a massa usando as mesmas assadeira, lavadas e untadas novamente (rende umas cinco a seis assadeiras). Quando colocar a última camada, enrole no guardanapo e deixe reservado por cerca de umas duas horas ou até o bolo ficar completamente frio. Polvilhe mais açúcar e sirva cortando em fatias. 

Outra dica, caso não tenha este tipo de assadeira: Pode usar uma assadeira convencional virada de cabeça para baixo, forrando o fundo com papel-manteiga. E com uma espátula ou um pincel, espalhe um pouco da massa sem deixar falhas. Asse por 3 a 5 minutos ou até que, ao tocar com o dedo, a massa não grude. Depois, estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel. E repetir o mesmo procedimento para acrescentar o recheio. Sempre enrolar o rocambole pelo lado mais comprido. Reserve. Para a próxima camada da massa, ponha outra porção de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior. Polvilhe mais açúcar sobre o pano e coloque a segunda camada de massa. Cubra com o recheio. Enrole essa segunda camada sobre o primeiro rolo, reservado. Repita a operação com as outras camadas. Finalizando da mesma forma, colocar a última camada e enrolar no guardanapo deixando reservado por cerca de umas duas hora.

1 de julho de 2007

Torta salgada


Esta torta preparei rapidinho, complemento da janta de hoje! Faz um tempinho que tinha encontrado esta receita em um site, Onde não me recordo o endereço agora, pesquisando pelo google. Tinha uma finalidade, o que fazer com estes potes de requeijão ? com suas validades tão próximas? Nunca tinha experimentado ele em preparações de massas, apenas em recheios, e ficou muito boa.



Torta salgada


Ingredientes da Massa:


1 1/2 copo de requeijão

3 ovos

50 gr de queijo ralado

2 copos de farinha de trigo

200 gr de maionese



Ingredientes do Recheio:



1 cebola picada

1 dente de alho picado

1 tomate picado

1 pimentão verde picado (usei metade)

2 colheres (sopa) de salsinha picada (usei bem mais)

2 colheres (sopa) de cebolinha verde picada

100 gr de azeitona picada

1 lata de milho verde

1 lata de ervilha

Presunto picado ou peito de peru (a gosto)

Mussarela picada (a gosto)

Orégano (a gosto)

1 Pitada de sal

Pimenta-do-reino branca (agosto)


Modo de Preparo - Massa:


No liquidificador, dê uma leve batida nos ovos e, em seguida, acrescente todos os ingredientes, sendo primeiro os líquidos. Pôr minha conta acrescentei 1 colher de (sopa) rasa de fermento em pó. Batar até misturar bem.


Modo de Preparo - Recheio:


Misture todos os ingredientes. Reserve.


Montagem:


A receita pede para colocar metade da massa na forma onde será assada, em seguida, o recheio e a outra metade da massa. Fiz dessa forma, após a massa já misturada, passei para um refratátio e misturei com o recheio reservado. Assar em forno médio.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...