27 de agosto de 2007

Pão de Ló de Laranja




O final de semana estava um clima maravilhoso, céu azul, azul, deixando mais uma vez os dias frios e nebulosos para traz. No domingo o dia amanheceu para além do esperado. Muito cedo o sol já começou a brilhar com mostras de que seria um dia lindo! 

Levantei bem mais cedo que o habitual, tentando desinstalar-me da rotina dos últimos tempos. Existem coisas pequenas e simples que valem muito, como passar uma tarde em volta da mesa com pessoas especiais saboreando de um simples bolo de laranja.

Pão de Ló de Laranja

Ingredientes

Massa:
4 claras em neve

4 gemas
Raspas de limão
2 xícaras (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de suco de laranja
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitadinha de sal


Cobertura:

2 xícaras (chá) de suco de laranja

1 colher (sopa) de amido de milho
1 xícara (chá) de açúcar

Modo de preparo:


Bater as claras em neve, em seguida as gemas uma a uma, a raspa de limão. Acrescentar  o açúcar aos poucos e continue a bater por uns cinco minutinhos na velocidade avançada até clarear e dobrar o volume. Com a velocidade da batedeira no mínimo, acrescentar o  suco de laranja aos poucos. Numa bacia grande, transportar o creme, adicionar a farinha de trigo peneirada com o fermento em chuvisco misturando delicadamente com um fouet. Untar e polvilhar  uma assadeira e assar em forno pré-aquecido.


Para a cobertura, numa panela média levar ao fogo  1 xícara do suco de laranja e reduzir por 5 minutos. Acrescentar o amido de milho e o açúcar previamente dissolvidos em ¼ de xícara de água. Mexa até ferver e engrossar. Deixe esfriar.

Umedecer todo o bolo com a outra xícara do suco de laranja, e por último joguei a cobertura já fria. Polvilhar açúcar de confeiteiro a gosto.


20 de agosto de 2007

Surpresa de Uva


 

Um doce delicado que misturado ao sabor do leite condensado faz qualquer um sair da dieta.

Surpresa de uva

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher (sopa) rasa de manteiga
250 grs de açúcar de confeiteiro (aproximadamente)
Corante comestível agosto
½ Kilo de uvas (cortando os talinhos bem rente a uva)

Preparo:

Numa panela misture o leite condensado e a manteiga. Leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Quando estiver em ponto de brigadeiro desgrudando do fundo da panela desligue o fogo. Unte um recipiente com manteiga, despeje a massa e deixe esfriar.

Em um recipiente maior transferir a massa e juntar o açúcar de confeiteiro aos poucos. Misturar tudo até que a massa desgrude das mãos. Cuidado para para não deixar a massa dura e ressecada, a função do açúcar é para  dar consistência de enrolar as uvas. Na metade da massa, acrescentei algumas gotinhas de corante verde. 




Separar pequenas porções da massa, abrir e embrulhar as uvas. Caso estiver grudando é só passar açúcar nas mãos. Tomar bastante cuidado para não machucar e estourar as uvas.



A decoração fica por conta de cada imaginação. Usei papel celofane transparente, fundo para doces e fitinha de cetim.

13 de agosto de 2007

Para Descontrair !

Uma amiga, sabe da minha paixão pela culinária, e logo me enviou por e-mail! Costuma-se dizer que o paladar identifica muito a personalidade de uma pessoa. Será??? não custa fazer o teste .

9 de agosto de 2007

Pastel

Volta às aulas, e a rotina de acordar cedo para ir ao trabalho, saindo do trabalho e ir pra faculdade, e chegando em casa, ainda sobrar um tempinho e ter bastante coragem de preparar algo que supra a fome... Para facilitar esta rotina, já deixo preparado no final semana, coisas rápidas e fáceis. Esta massinha de pastel tem sido presença constante nessa época, para não enjoar, vou variando os recheios.

Massa:
500 grs de farinha de trigo
2 ovos
2 colheres de sopa de azeite ou óleo
½ dose de pinga
Água filtrada quanto baste
sal a gosto
Peneire a farinha de trigo sobre uma mesa mármore. Faça um monte, abra uma cava no meio e nela coloque os ovos, azeite ou óleo, a pinga, sal a gosto e um pouquinho de água. Amasse tudo muito bem e se necessário junte mais um pouco de água, para que a massa fique lisa e homogênea. Coloque a massa em uma vasilha funda, cubra com um guardanapo úmido e deixe descansar por pelo menos uma hora. Abrir com um rolo, ou de preferência abrir a massa com cilindro ou mesmo à máquina de massa, para que espessura da mesma fique bem fininha, e o resultado seja um pastel bem crocante!
Recheio:
100 grs de queijo prato cortado em lascas
100 grs de queijo mussarela ralado grosso
100 grs de provolone
300 grs de catupiry
Azeitonas
Orégano e salsa a gosto

Misture bem todos os ingredientes , põe-se na massa dos pasteis e fecha a massa utilizando um garfo, com cuidado para ficarem bem vedados. Depois só fritar em óleo quente até ficarem corados. Servir quentes.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...