26 janvier 2008

Bolo de Nozes


O feriado de carnaval foi tranqüilo por aqui, aproveitei que não viajei, para colocar algumas coisas em dia, como o bolo de nozes.

Bolo de Nozes

Ingredientes:

Massa:

4 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de nozes moídas
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata até virar um creme. A seguir, junte o sal e as nozes. Desligue a batedeira e acrescente a farinha e o fermento aos poucos, misturando delicadamente. Coloque em uma assadeira redonda untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 150º por 10 minutos. A seguir, mude o forno para 180º por mais 10 minutos. Após assado, cortar em três camadas, umedecer com guaraná ou uma outra calda que preferir, e despejar o recheio. Por último cobrir todo o bolo com chantilly, e decorar a gosto.


Recheio:

½ litro de creme de leite fresco (bater chantily com 3 colheres (sopa) de açúcar)
1 lata de leite condensado cozido (ponto de doce de leite)
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de nozes picadas
Rum ou baunilha a gosto
Guaraná a agosto para umedecer o bolo
Cerejas, kiwi, castanha de caju triturada e chantily para decorar

Preparo:

Misturar o doce de leite, o creme de leite, as nozes moídas, e o rum. Por último Juntar  o chantilly.

3 commentaires:

Nani a dit…

Que me derá conseguir fazer algo tão lindo!
Beijos

Laurinha a dit…

Voltei de férias e vim dar uma espiadinha....
Que lindo bolo, já anotei para fazer dá proxima vez! Que delícia!
Beijinhos,

Camila L a dit…

Olá, Heidi! Aqui é Camila, do blog abandonado Food, Family & Fun!
Lembrei-me de vc por causa do bolo que foi levado naquele encontro ano passado na casa da Cinara.
Se eu nào estou enganada, vc é de Campinas, certo? E sua habilidade com bolos está mais que comporvada ;-) Eu estou a procura de alguém para fazer um bolo de Homem Aranha pra o aniversário do meu filho... se vc atuar na área, poderia me escrever? Obrigada!! E esse bolo parce DIVINO!