14 juillet 2008

Mantecal com doce de leite e goiabada


Mantecal com doce de leite e goiabada

Ingredientes: 

400 grs de farinha de trigo
250 grs de açúcar
250 grs de gordura vegetal hidrogenada
1 Pitada de sal
Goiabada quanto baste 
Doce de leite quanto baste

Modo de Preparo:

Misture a gordura vegetal com o açúcar e o sal, até ficar bem cremoso. Depois junte a farinha e misture bem. Em seguida faça bolinhas e um furo no meio, arrume todas em uma assadeira forrada com papel manteiga, não precisa untar. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até ficar dourado em baixo (ele não doura em cima). Leve a goiabada junto com um pouco de água ao fogo até derreter. Quando o mantecal estiver assado recheie alguns com a goiabada derretida e outros com o doce de leite. Espere esfriar para servir.




Algumas alterações nesta receita:


- Além das bolinhas, abra a massa numa bancada enfarinhada com um rolo, cortar com um cortador redondo e flôr. Fazer um furo no meio, preencher com goiabada em pequenos cubos, e também com o doce de leite, em seguida levar ao forno. Os recheios ficam com uma consistência mais firme. O doce de leite fica com um aspecto de caramelo, por fora bem seco, por dentro úmido. Para os que preferem um recheio macio, aconselho seguir a receita sem estas alterações.

14 commentaires:

Nereime a dit…

Quando eu era pequena eu fazia essas bolachinhas e colocava numa latinha para levar em viagens a casa da minha avó(no melhor estilo chapeuzinho vermelho...)São deliciosas, gostei do formato de florzinha.
bjs

Isabel Salvador a dit…

que maravilha estas bolachinhas,tenho de fazer....jinhos

laila radice a dit…

ficaram lindas, lindas lindas!! parebens queida!! bjs

Marizé a dit…

Isso parece-me ser uma perdição!

Bj

Akemi a dit…

Hummm essas bolachinhas são ótimas no lanche da tarde com um cházinho! Posso pegar um??? Bjs

Anonyme a dit…

Também me trazem boas lembranças de infancia, amava esse biscoitinho...
A receita me parece divina, vou tentar!

Laurinha a dit…

Sempre gostei de mantecal..... aiai perdição!!! Fiquei com vontade!
Beijinhos

Marcia H a dit…

eu sempre fiz, mas sempre uso manteiga, nao gosto de gvh, dá impressao de coisa industrializada rsrs

Isabel de Miranda a dit…

Apetece tirar uma mão cheia dessas gostuzuras.Estão lindas.Beijinhas doces

Mari Rezende a dit…

Dinha, esses biscoitinhos estão um mimo... Muito bonitinhos mesmo! Parabéns!
Beijinhos!

clau a dit…

Que legal!
Vou tentar fazer-las um dia, tb!
Eu que nunca fui fanatica por biscoito, sempre tive este e o sequilho como os meus preferidos.
Obvio que sem falar do meu vicio por polvilho salgado que, so de pensar, fico mal em saber que aqui é sem chance...
Bentornata!
Bjs!

Filipa a dit…

Dinha, que lindos estão esses biscoitos. Deliciosamente tentadores!

beijinhos

Heidi a dit…

Nereime,
Fiquei imaginando a latinha dos biscoitos rs...que bom que gostou. Abraços.

Belinha,
A facilidade de prepará-las é muito boa. O resultado final melhor ainda. Abraços.

Laila,
Obrigada querida. Abraços.

Marizé,
É mesmo, concordo com você , quando começo a degustar não quero mais parar. Abraços.

Akemi,
Fique a vontade para quantas quiser querida rs! Hummm... um cházinho, um cafezinho é tudo de bom mesmo. Abraços.

Aninha,
Concordo com você querida, boas lembranças... Sei que irá apreciar bastante estes simples biscoitos. E fique a vontade em nos visitar sempre ok! Abraços.

Laurinha,
É um dos biscoitinhos caseiro que muito aprecio também. Abraços.

Márcia,
Também preparo com manteiga, fica muito delicioso. Abraços.

Isabel,
Fique a vontade querida, obrigada. Abraços

Mari
Além do sabor, o melhor destes biscoitos é a facilidade de preparálos, pois você usa a sua criatividade ao modelar. E fique a vontade em nos visitar sempre ok! Abraços.

Clau,
Os sequilhos e polvilhos também fazem parte da minha listinha dos biscoitos preferidos. Tente fazer sim, assim quem sabe você mata a vontade de pelo o menos um rs... Abraços.

Filipa,
Muito obrigada querida. Abraços.

Unknown a dit…

Uau!!! Eu quero....