10 août 2008

Clafoutis de Ameixa


Há quase uma semana estamos presenciando dias nublados e com chuva, uma garoinha constante acompanhados a um frio muito gostoso. Este clima, o qual adoro está em casa, procuro algo quente e aconchegante. E para a sobremesa preparei este Clafoutis que vi no Chucrute com salsicha, blog da Fer, já há um bom tempo. Foi o que mais me apteceu para um dia como o de hoje. Enquanto assava, não consegui arredar o pé da cozinha um instante, o aroma do clafoutis assando e mais a vontade de abrir o forno era tamanha, que não resistir a tasca uma generosa colherada. Fiz algumas adaptações, aproveitei que tinha também um pouco de ameixa preta seca (100 grs aproximadamente) e coloquei para assar. Dividir a massa em duas porções e obtive clafoutis com dois tipos de recheios, que por sinal é muito bom também.


Clafoutis de Ameixa


Ingredientes:



  • 6 ameixas sem a semente e cortadas em quatro (Usei 3 ameixas)


  • 3 ovos


  • 1/3 xícara de açúcar comum ou de baunilha


  • 1 xícara de leite ou de creme de leite


  • 2 colheres (chá) de essência de baunilha


  • 1 pitada de sal


  • 1/2 xícara de farinha de trigo


  • Açúcar de confeiteiro ou açúcar granulado para polvilhar

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Usei duas travessas não muito grandes, em uma delas acrescentei ameixas secas preta picadas. Distribua as ameixas na travessa e joguei um pouco do açúcar por cima das frutas e também da ameixa seca. Em outro recipiente bata bem os ovos com o açúcar. Adicione o creme de leite, a essência de baunilha e o sal e bata bem. Adicione a farinha peneirada e bata novamente. Despeje nas duas travessas com as ameixas. Asse por mais ou menos 40 minutos. Assim que retirar do forno polvilhar com o açúcar de confeiteiro ou açúcar granulado.


29 commentaires:

Claudia Lima a dit…

Gostei muito. Receita anotada!
Bjs :)

laila radice a dit…

ai ficou linda...deu vontade de faezr de novo clafoutis..bjs

Isabel Salvador a dit…

que lindo e de ameixas boa inovação,jinhos

Nani a dit…

Hummm estou salivando! Que lindo e gostoso!
Beijos

Filipa a dit…

Ficou com um aspecto maravilhoso...

Beijinhos

Unknown a dit…

Dinha isso me pareceu muito bom. Não gosto muito de ameixa em calda ou seca, mas acho que vou testar com uva-passa. Bjks e boa semana!!!

Mari Rezende a dit…

Dinha, a inovação foi ótima!
Tô louca pra fazer essa receita, só que com morangos... Logo logo ela aparece lá no blog! :)
Beijinhos

Sabrina a dit…

Deve ter ficado muito bom, porque está lindo. Já anotei a receita, nunca tinha visto Clafoutis, adorei...
Beijos

clau a dit…

Que bom que vc reapareceu; salve!
O chafoutis, principalmente com ameixas, é demais mm!
Existe uma variaçao italiana de bolo, que tb é especifica para frutas, que fica muito gostosa, tb.
Se chama "3/4" e tem a receita la no meu blog se vc, por acaso, quizer experimentar. E que fica perfeita em forma de mini bolinhos.
Bjs!

Bingo a dit…

Receita nem sempre facíl de conseguir, muito boa.

Unknown a dit…

Oi querida

Tanta coisa bonita eu vi aqui...
Como estão vcs?
Esta receita linda deve ser tb muito apetitosa... parabéns , fadas assim não se vê tão fácil.

bjs

Akemi a dit…

A sua clafoutis ficou tão cremosa! Fiz a mesma receita mas consegui uma textura de pudim de pão, vou fazer à sua maneira da próxima vez! Bjs

Isabel de Miranda a dit…

Adorei fiz à pouco de cerejas mas este está lindo.Beijinhos

Eli a dit…

Hum que vontade de enfiar a colher e tirar um naco desta linda travessa, delícia!

inspirações da Jô a dit…

Olá!É a primeira vez que visito seu blog, e gostei bastante!!!!
Essa receita de ameixa é de dar água na boca!!!!
Beijinho e um ótimo domingo!

Anonyme a dit…

Dinha, tudo belo, apetitoso e inspirador. Bjs!

Unknown a dit…

Tentei fazer umas incursões gastronômicas, até que algumas deram certo. Boa semana!

inspirações da Jô a dit…

Olá querida! Como está?Passei pra deixar um beijinho e um excelente final de semana!!!!!beijos

Anonyme a dit…

Olá!
Depois de um longo tempo de ausência,estou de volta!
Estava com saudades!
Beijo e bom fim de semana

Valentina a dit…

Adoro isto. E realmente tem cara de dias chuvosos, friozinhos..dias de aconchego.

Heidi a dit…

Magia na cozinha,
Que bom que tenha gostado, é sem dúvida uma ótima receita. Obrigada por sua visita, e volte sempre!

Laila,
Obrigada querida, e olha que estou com vontade novamente rs...

Belinha,
Obrigada, sim a ameixa dar um sabor especial!

Nani,
Fiquei da mesma forma, tanto que não deixei nem esfriar ao sair do forno rs...

Filipa,
Realmente, o aspecto é bem apetitoso!

Rô,
Que ótima sugestão, uvas passas deve ficar uma perdição mesmo rs...

Mari Rezende,
Hummm... já apreciei o seu clafoutis de morango no blog, realmente uma loucura!

Sabrina,
Tenho certeza que irá gostar, muito obrigada por sua visita, e volte sempre ok!

Claudia,
Devagar e sempre não é rs, se Deus quiser esta faze irá passar logo, logo, minha vontade é estar diariamente postando e também visitando os queridos blog amigos... Com certeza irei ver esta receita, fiquei bastante curiosa!

Bingo,
Tenho certeza que irá gostar, muito obrigada por sua visita, e volte sempre!

Zazá,
Obrigada querida,
Estamos bem graças a Deus, saudades de vocês...

Akemi,
Ficou bem cremosa mesmo, e ainda quente se dissolvia na boca rs...

Cozinhar com os anjos,
Que bom que tenha gostado, hummm com cerejas deve ser maravilhoso...

Eliana querida,
Fique a vontade rs, foi exatamente isto que fiz ao sair do forno ainda fumegando rs!...

Jô,
Muito obrigada por sua visita a qual me deixou bastante contente, volte sempre ok! Tenho certeza que irá gostar da receita.

Zany,
Obrigada querida, sua presença é sempre bem vinda!

Duly,
Que bom que esta de volta, seja muito bem vinda viu!

Valentina,
Nunca tinha experimentado, foi amor a primeira vista querida rs...Abraços.

inspirações da Jô a dit…

Olá tudo bem?Passei pra saber das novidades e desejar um ótimo final de semana!!!Bjs.

Gourmandisebrasil a dit…

clafoutis é bom comer de colher na tigela! por isso, faço individuais, senão...como muuuuito!
rsrsrs
bjo

Rose Oliveira a dit…

Que maravilha essa clafoutis e de ameixa que eu adoro...delícia!
Bjs.

Nereime a dit…

Que receita diferente, ameixa é uma fruta muito saborosa só pode ser especial!
bjs

Cláudia a dit…

Amei, receita anotada.
Dinha, passa lá no meu blog que tenho uma surpresinha p você!

bjs

Unknown a dit…

Oi sumida...olha já teve receita no meu blog, mas você nem viu...:(..bjks

Agdah a dit…

Nada como um dia de friozinho...

Heidi a dit…

Jô,
Estou bem sim graças a Deus! Também desejo o mesmo avocê querida. Abraços.

Nina,
Com certeza da próxima vez assim irei fazer rs...Abraços.

Rose,
Já estou com uma vontade imensa de fazer novamente rs...Abraços.

Nereime,
Com certeza, é e muito especial, tudo relacionado a ameixa sou apaixonda rs....abraços.

Cláudia,
Que bom que tenha gostado querida. Ah, muito obrigada pela surpresa, fiquei muito feliz rs...Abraços.

Rô,
Peço desculpas por minha ausência querida... estarei indo agora mesmo...Abraços.

Agdah,
É muito bom ter você por aquí! O inverno é uma das estações que muito me idêntifico, abraços.