21 septembre 2008

Bolo de ameixa


Ontem na companhia de mais um dia frio e com chuva, fui preparar um bolo de ameixa, dias como estes me inspiram ir para a cozinha, não que os outros dias não tenha tido inspirações, mas os causadores de não me deixarem cozinhar a não ser o trivial, são os meus queridos livros, minhas lindas apostilas e finais de semanas presos a eles e a reuniões com colegas da faculdade. Não quero ser repetitiva em relação aos estudos, mas não têm jeito. A minha dedicação a cozinha e aos afazeres de casa são só nos finais de semana, tento dividir este pouco espaço de tempo para fazer tudo, e nos demais dias fica difícil dedicar-me com o horário que costumo sair para trabalhar e retornar a minha casa, procuro sempre o que é mais prático e rápido. Estou no início de um projeto de conclusão do curso de administração, e no final do ano que vêm se Deus quiser estarei concluindo, até lá têm chão, mais é algo que já me faz perder o sono.


Este bolo é do tipo bem molhadinho e com o passar dos dias o sabor do vinho e da ameixa ficam ainda mais intensos. 


Bolo de ameixa

Igredientes:

250 grs de manteiga
2 xícaras de açúcar
5 ovos
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de chocolate em pó
1 1/2 colheres (sopa) de fermento em pó
1/2 xícara de leite de cocô
1 xícara de vinho tinto seco
Doce de ameixa (ver receita do doce de ameixa) a mesma quantidade da receita *
100 grs de goiabada picada (envolver junto a farinha de trigo antes de acrescentar a massa)
100 grs de uvas passas (umedecidas com um pouco de vinho de um dia para o outro)

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar até obter um creme fofo. Acrescentar os ovos inteiros um a um. Em um outro recipiente peneirar a farinha de trigo, o chocolate em pó e o fermento, misture ao creme de manteiga alternando com o leite de cocô e o vinho tinto. Por último acrescentar o doce da ameixa, a goiabada e as uvas passas misturando delicadamente com a ajuda de um fouet. Coloque para assar em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo em forno pré-aquecido por aproximadamente uns 45 minutos ou fazer o teste do palito o mesmo saia seco.

Atualização em 30/09/2008

* O doce da ameixa citado na receita, não inclui o doce de leite e o creme de leite. Seguir apenas o "primeiro passo" da receita do doce. (Ameixas, açúcar e água).

19 commentaires:

claudia a dit…

Ficou com uma specto fantástico, o teu bolo!

Unknown a dit…

Dinha obrigada pela receita do bolo de chocolate. E também por esse bolo, que sempre quis fazer. Uma grande amiga fazia e esse bolo, infelizmente ela já deixou desta vida e esqueceu de me dar a receita. Será uma boa recordação quando fizer esse bolo. Boa e triste que a bicicleta, talvez, para você. Bom domingo. Bjks

laila radice a dit…

nossa ameixa, goiabada, bolinho umido.......eu quero por favor!!!!!!!!!!!!bjs

Cláudia a dit…

Fico imaginando o delicioso sabor deste bolo. Hummmmmmmmmmmmmmmmmmm!


bjs

Nani a dit…

Aquele friozinho de ontem foi demais mesmo, e esse bolinho caiu como uma luva hein?!
Beijos

Luciana Macêdo a dit…

Sempre experimento receitas de bolo, e sempre tenho uma agradável surpresa. Este vai para a listinha que não para de crescer. Este fim de semana diminui dois itens, mas já ganhou mais um.
Bjs!

clau a dit…

Ola!
Eu bem imagino o qto deve ser dificil para vc fazer e postar receitas...
Tanto qto é tb dificil para nos ficarmos aqui sem ter-las!
Hihihi.
Bjs!

Rosi a dit…

Hummmm, fiquei com vontade! Dinha, aparece lá que tem surpresa prá você! Bjs

Isabel de Miranda a dit…

Adorei esta receita de bolo de ameixa.Está lindo.Beijinhos

Laurinha a dit…

Heidi, sei que vc está 'dando duro' com a faculade, equilibrar todas as funções não é fácil...

Mas não perdeu o jeito para fazer bolos.... menina, este está espetacular! Delicioso, tentador...

Beijinhos

Marcia a dit…

Fiquei mais foi com água na boca, queria um pedacinho só. bj

inspirações da Jô a dit…

Querida Dinha,
Quanto tempo mesmo!!!!Mas que bom ter notícias suas novamente!!!
Agora, esse bolo é uma tentação!!!!
Tudo de bom!!!!
É bom d++++!!!!
Beijinho e uma ótima quarta!!!!

Beatriz Belliard a dit…

sei bem como é dificil ir para a cozinha com tanta coisa a fazer ! Mas quando vai so sai coisa boa ! Adorei estes ingredientes, deve ter ficado bom demais !! bjs

OuroVerdeSuculentas a dit…

Hummmmmmmmm... deu fominha.

Zany Vasconcelos a dit…

Dinha adoro saborear e fazer bolo. Já copiei a sua receita e qualquer hora vou prepará-lo. Seu blog deixa a gente sempre com água na boca. Beijos!!!

Valentina a dit…

Nossa que delícia de receita. Não conhecia esta receita com vinho. Show total.

Tânia a dit…

Amei conhecer seu blog....receitas deliciosas...fotos lindas...voltarei mais vezes...

Smas a dit…

Tenho uma dúvida no doce de ameixa que estive a ver na outra receita: o doce de ameixa para este bolo é só com a ameixa e açucar ou inclui o leite condensado e o leite?
Bjs

Heidi a dit…

Claudia,
Que bom que tenha gostado, obrigada.


Rô,
Não precisa agradecer amiga, é sempre um prazer para mim.


Laila,
Realmente é bem úmido, e sem contar que o cheiro do bolo assando dar vontade de comer na hora que sai do forno rs...


Cláudia,
É bem saboroso mesmo rs...


Nani,
E como caiu, e olha que o friozinho não quer nos deixar né rs...


Luciana,
Bolo é o meu ponto fraco, tanto que aqui no blog é algo que sempre aparece rs...


Clau,
Sempre cito por aqui, a minha vontade é estar constantemente, mais como isso não é possível, continuarei devagar mais nunca com pensamento em abandonar, obrigada pela compreensão querida...


Rose,
Que bom que tenha gostado, e mais uma vez obrigada pela lembrança rs...


Cozinhar com os anjos,
Obrigada querida, que bom que tenha gostado rs...


Laurinha,
Obrigada pela compreensão querida, o bolo é mesmo tentador .


Marcia,
Fique sempre a vontade querida...


Jô,
Que bom que tenha gostado, muito obrigada.


Bia,
Muito obrigada por sua palavras querida, que bom que gostou...


Peguei na rede,
Obrigada pela visita, fique a vontade para voltar sempre...


Zany,
Bolo são os meus pontos fracos na cozinha, fique a vontade querida, e volte sempre ao coisas simples....


Valetina,
Obrigada querida, o vinho deixa o bolo bem saboroso, e também ajuda a conservar por mais tempo.


Tânia Saj,
Muito obrigada por sua visita, e suas palavras ao coisas simples, e por favor, volte sempre que puder...


Smas,
Querida, enviei um e-mail esclarecendo com mais detalhe sua dúvida , e me desculpe novamente, realmente não tinha deixado claro esta parte rs...