30 janvier 2008

Minha amiga secreta: fubá

Ontem durante a minha jornada de trabalho, um dia cinzento e chuvoso com um friozinho delicioso o telefone toca, era a minha Bachian (avó): Heidi a sua encomenda chegou! Fiquei feliz da vida... A minha Amiga secreta estava muito apreensiva, passava mais de um mês da data do envio e até o momento a encomenda não tinha chegado, e conforme as informações que ela obteve dos correios, já estava em solo brasileiro e que logo estaria recebendo.



Ao chegar em casa fiquei surpreendida com tanto carinho!!!


Abrí a caixa, e ao ler o lindo cartão juntamente com aquelas doces palavras, caíram sobre minhas mãos várias estrelinhas vermelhas e árvores douradas, fiquei encantada com todo aquele colorido que caiu sobre mim... a cada embrulho que tirava da caixa, ficava a imaginar o que ali estaria, cada embrulho envolvido em papel de ceda vermelho e preto e fitas de cetim vermelha e branca, cartões com frases uma mais doce que a outra. “O difícil foi fotografar a imagem acima com eles aínda embrulhados, a expectativa de abrir um por um era tamanha, mas, não tinha como deixar de registrar esta tamanha dedicação.





Ela ao saber minha paixão por confeitaria me presenteou com esta revista "cakes sugarcraft" e também a revista "Cup cakes e cookies".






Primeira vez que tive contato e sentí todo o aroma de uma verdadeira fava de baunilha.




Mini tortinhas típicas de natal “dicas da minha amiga secreta: comer estas maravilhas com um cafezinho ou um chá quentinho e derramar um pouco de creme de leite por cima delas, hummm... não sei dizer qual dos sabores mais me deliciei "todas". Uma caixinha de chocolate com menta, uma textura que só provando para saber, derrete na boca "maravilhoso". E também o famoso “Christmas cakes – bolo de natal inglês” ficará marcado pra sempre esse gostinho na mente.



Marzipan

Além das guloseimas, também alguns utensílios de cozinha: Anél de silicone para fritar ovos, mini protetor de silicone, molde de silicone para chocolate, forminhas para torta, colheres medidoras, forminhas de chocolate, uma rolha para garrafa com o papai noel na tampa e uma linda cesta vermelha para pão.

Bem, deu para imaginar por alto quem é a minha amiga secreta fubá? Sim, é ela mesma a querida Valentina do blog "Trem bom". Também não resistir desde o começo a tentar adivinhar quem era a fubá. Percebi que não era nenhuma de nossas amigas portuguesas, não havia sotaque português ao escrever, e comentou por umas duas vezes frases em inglês como: "lojas de confectionary, sugar paste" também atendeu a minha pergunta respondendo que não morava no brasil, com isso dei crédito a fazer minha pesquisa somente direcionada a ela, e com o passar do tempo foi ficando claro.
Valentina mais uma vez muito obrigada pelo carinho depositado, deu para sentir de perto a cada detalhe! Fiquei muito feliz pela oportunidade em participar desse amigo secreto virtual entre nos blogueiros (as) e adorei ter sido tirada por você !

27 janvier 2008

Brigadeiro de colher especial

Fiz esta receita a qual ví no blog da Akemi, "Pecado da Gula". Este brigadeiro de colher é realmente pra lá de especial, simplesmente maravilhoso ! Não agüentei esperar esfriar e ainda experimentei quentinho. Substituir o damasco por uvas passas, no momento não havia na despensa, e a vontade de conhecer aquele sabor descrito pela Akemi me deixou bastante curiosa. A receita completa esta aqui.


26 janvier 2008

Bolo de Nozes


O feriado de carnaval foi tranqüilo por aqui, aproveitei que não viajei, para colocar algumas coisas em dia, como o bolo de nozes.

Bolo de Nozes

Ingredientes:

Massa:

4 ovos inteiros
1 xícara (chá) de açúcar
1 ½ xícara (chá) de nozes moídas
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de fermento em pó

Preparo:

Na batedeira, coloque os ovos e o açúcar. Bata até virar um creme. A seguir, junte o sal e as nozes. Desligue a batedeira e acrescente a farinha e o fermento aos poucos, misturando delicadamente. Coloque em uma assadeira redonda untada e polvilhada. Leve ao forno pré-aquecido a 150º por 10 minutos. A seguir, mude o forno para 180º por mais 10 minutos. Após assado, cortar em três camadas, umedecer com guaraná ou uma outra calda que preferir, e despejar o recheio. Por último cobrir todo o bolo com chantilly, e decorar a gosto.


Recheio:

½ litro de creme de leite fresco (bater chantily com 3 colheres (sopa) de açúcar)
1 lata de leite condensado cozido (ponto de doce de leite)
1 lata de creme de leite sem soro
1 xícara (chá) de nozes picadas
Rum ou baunilha a gosto
Guaraná a agosto para umedecer o bolo
Cerejas, kiwi, castanha de caju triturada e chantily para decorar

Preparo:

Misturar o doce de leite, o creme de leite, as nozes moídas, e o rum. Por último Juntar  o chantilly.

15 janvier 2008

Férias Inesquecíveis !

Olá pessoal "Feliz Ano novo".

Estive de férias, juntamente com a minha irmã, fomos para a nossa querida cidade natal "Recife-Pe". E já cheia de saudades do lugar, da família e amigos, só me resta recordar os momentos maravilhosos em que ali passei em apenas uma semana.


Programamos um tour panorâmico por Recife antigo. Que para nossa surpresa, estava uma manhã com alguns chuviscos. Abaixo, foto do rio Capibaribe e lá no fundo o "Casário histórico". A cidade de Recife começou neste marco zero, hoje é a praça que simboliza o km zero da cidade.




Rio Capibaribe

Marco Zero


Praça do Marco Zero


Casório Histórico, foto da antiga Rua dos Judeus, atual Rua do Bom Jesus:


Casa da Cultura, belíssimo prédio erguido em meados dos séculos XIX, para ser utilizado como casa de detenção. Hoje apresenta-se como centro representativo da cultura regional , com lojas de artesanato e comidas típicas



Casa da Cultura


Em seguida fomos para Olinda, visitamos o Alto da Sé, com as igrejas históricas da Sé, onde tivemos a mais bela vista de Olinda.

Igrejas, Casas, Ladeiras, lojinhas de artesanatos belíssismos.

Além das maravilhosas toalhas e caminhos de mesa renascence, essas flores artesanais feitas com escamas de peixe me chamaram muito a atenção.


Instituto Ricardo Brennand, O espaço é realmente impressionante, uma linda área verde e um castelo maravilhoso, com seu invejável acervo de peças e obras de arte antigas. Essas obras de arte estão reunidas em Coleções de Pintura, brasileira e estrangeira, com destaque para a maior coleção privada do pintor holandês Frans Post, Armaria, Tapeçaria, Artes Decorativas, Escultura e Mobiliário. Uma pena não poder exibir as fotos internas, as fotos com flash eram proibidas, e as minhas ficaram escuras.



Passeio de Catamarã, quem vem ao Recife, não pode deixar de realizar o passeio de catamarã que dura em média de uma hora e quinze minutos. O passeio de catamarã subindo o rio Capibaribe e cruzando as pontes, "Doze de Setembro, mais conhecida como ponte giratória, Ponte Maurício de Nassau, mostrando as ilhas que formam Recife. Rios, pontes e um conservado casario histórico que compõe a “Veneza Brasileira”a vista é belíssima. Fiz o passeio à noite, com todas as pontes iluminadas, onde contemplamos uma visão privilegiada da cidade iluminada.



Porto de Galinhas, Águas cristalinas, tão transparente, onde se vêem pequenos peixes coloridos e muitos outras espécies marinhas. Hoje, é considerada uma das mais belas praias do Brasil. Fizemos alguns passeios de Jangadas pelas piscinas naturais, onde contemplamos o mapa do brasil.

Pois é acabaram-se as férias, as aventuras, e só me resta anciosamente a vontade de voltar novamente!