26 de fevereiro de 2008

Spagueti alho e óleo, alho-poró e peito de peru



Quando cozinhar para si só! Na verdade não gosto muito de cozinhar algo que seja somente para mim. Prefiro um lanche de frios, ou até mesmo umas torradinhas acompanhadas com uma xícara de café, já me sinto satisfeita. Isso muita das vezes acontece quando chego à noite, já tarde da faculdade. Mas de repente, dependendo muito de como foi o meu dia, às vezes chego com mais disposição e bate a vontade de preparar uma comidinha quente e fresquinha, mais nada que seja muito pesado e complicado também, devido à disponibilidade do tempo. Ontem preparei este spagueti que por sinal foi daqueles vapt-vupt. Aproveitei o alho-poró e o peito de peru que estavam no aguardo de algum preparo urgente.

Cozinhar o spagueti (fiz uma quantidade mínima) al dente e deixar escorrer um pouco. Esquentar numa frigideira um pouco de azeite e manteiga, acrescentar o alho bem amassadinho (usei 1 ½ dente pequenos) e cebola cortada em cubos minúsculos, quando estiver dourado acrescentar peito de peru em cubos pequenos, uma pitada de glutamato monossódico e sal a gosto. Acrescentar a massa e deixar aquecer um pouco. Depois passar a massa para um prato. Na mesma frigideira, refoguei uma quantidade de alho-poró com o próprio tempero que ficou no fundo da frigideira. Jogar por cima da massa e polvilhar parmesão ralado no ralo grosso. E bom apetite!

24 de fevereiro de 2008

Bolo Bombocado de fubá




Uma receita prática, rápida e fácil de fazer!!!! Fiz algumas alterações nos ingredientes. Diminui o açúcar p/ 2 xícaras, adicionei 01 vidro de leite de coco e diminui a quantidade de leite, e como não tinha erva docê e adoro uvas passas acrescentei na massa. Gosto de assar em forminhas individuais, é prático para levar para o trabalho e comer na hora do lanche!

Bolo Bombocado de fubá

Ingredientes:

- 3 ovos - 3 xícaras (chá) de açúcar 
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo 
- 1 xícara (chá) de fubá mimoso 
- 2 colheres (sopa) de manteiga 
- 100 g de queijo ralado
- 50 g de coco ralado
- 1/2 litro de leite 
- 1 colher (sopa) cheia de fermento 
- 1 colher (café) de erva doce

Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até ficar bem cremosa, acrescente farinha de trigo, fubá, queijo, coco, leite, fermento e erva doce (não usei erva doce, coloquei as uvas passas no lugar). Depois de bater os ingredientes, acrescente as claras em neve apenas mexendo levemente sem bater. Assar em uma fôrma de sua preferência, fiz em duas versões, metade da massa coloquei em forminhas de papel para empada e não untei. Forno pré aquecido a 180º até ficar douradinho. 

14 de fevereiro de 2008

Bolo com uvas passas e pêssego em calda


Na hora da fome, não há nada melhor do que ter um bolinho gostoso. Melhor ainda acompanhado com um sorvete de creme, principalmente em dias quentes como anda fazendo estes últimos dias.





Ingredientes: - 150 gr de manteiga - 4 ovos - 1 lata de leite condensado - 2 xícaras (chá) de açúcar

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo - 1 xícara (chá) de amido de milho

- sal agosto - 1 colher (sopa) de fermento em pó - 100 de pêssegos e calda picados - 150 gr de uva passas (umedecidas de um dia para o outro com leite ou rum) Bata a manteiga com o açúcar até ficar fofinha e esbranquiçada. Acrescente as gemas uma a uma. Vá adicionando o leite condensado. Passe esta mistura para uma vasilha maior e acrescente a farinha de trigo, o amido de milho, o sal e o fermento delicadamente. Misture à massa as uvas passas e o pêssego picada. Bata as claras em neve e misture delicadamente à massa. Unte e polvilhe com farinha de trigo uma forma e leve ao forno pré-aquecido a 180º por aproximadamente 1 hora ou até que fazendo o teste do palito o mesmo saia limpo. Depois de frio, polvilhei açúcar de confeiteiro e se quiser sirva com sorvete de creme ou de sua preferência.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...