25 de julho de 2008

Cupcakes Com Cream Cheese e Coco


Foi a primeira vez que experimentei substitui a mateiga pelo cream cheese na massa do bolo, fica bem fofinha e úmida. Como este bolo têm um sabor muito agradável, preferi não recheá-lo. Mas caso queiram substituir a cobertura de cream cheese por um recheio, vai uma dica, mousse de coco fica muito bom também. Depois que os bolinhos estiverem assados e frios, fazer uma cavidade no centro de cada um e preencher com a mousse. Preparar uma receita de mousse de coco e depois de firme rechear os bolinhos, por último polvilhar coco ralado para um melhor acabamento. Deixar resfriando até o momento de servir.




Cupcakes com cream cheese e côco


Ingredientes:


  • 100 grs de cream cheese (em temperatura ambiente)
  • 150 grs de açúcar
  • 80 grs manteiga derretida (em temperatura ambiente)
  • 3 ovos
  • 1/2 xícara de leite de côco
  • 1/2 colher (chá) de essência de baunilha
  • 150 grs de farinha de trigo
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 100 grs de côco desidratado
  • 1 Pitada de sal


Bata na batedeira o cream cheese com o açúcar e a essência de baunilha até formar um creme leve e fofo. Em seguida acrescentar a manteiga derretida e bater mais um pouco. Junte os ovos um a um e misture bem. Em outro recipiente, misture a farinha de trigo, o fermento, o côco e o sal. Acrescente na mistura do cream cheese envolvendo delicadamente com um fouet alternando o leite de côco. Distribua a massa (tome cuidado para não preencher demais, pois os cupcakes irão crescer quando assar) entre as forminhas de papel (polvilhada apenas com farinha de trigo) e coloque-as na forma para muffins ou em forminhas de empada. Asse em forno pré-aquecido a 180º por cerca de 20 a 30 minutos até ficarem dourados.

Cobertura cream cheese

Ingredientes:
  • 200 grs de cream cheese (em temperatura ambiente)
  • 1/2 xícara manteiga (em temperatura ambiente)
  • 2 xícaras de açúcar confeiteiro
  • 1 colher (chá) de essência de baunilha
  • Alguns pingos de corante alimentício na cor rosa
  • Florzinhas de açúcar para decorar

Bata o cream cheese em velocidade baixa ate ficar cremoso. Em seguida a manteiga e a essência de baunilha, depois aos poucos o açúcar, bater até ficar um creme leve. Coloque o creme em um saco de confeiteiro com bico pitanga e decore conforme o seu gosto.



20 de julho de 2008

Bolinhos recheados com ankô

A Akemi do blog "Pecado da Gula" propôs um novo evento de receitas, com o uso de alguns ingredientes da culinária oriental em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa. Minha participação para este evento, é contribuindo com esta receita prática e fácil. “Bolinhos recheados com doce de feijão azuki”. Bolinhos recheados com ankô



Doce de feijão azuki - Ankô Ingredientes: - 300 gramas de feijão azuki - 2 xícaras de açúcar cristal - 1 pitada de sal Primeiro é preciso lavar o feijão e deixá-lo um bom tempo de molho. Em seguida, cozinhá-lo na panela de pressão com água o suficiente aproximadamente 30 minutos. Depois de cozidos, bater o feijão no liquidificador até virar uma pasta, caso necessite de água acresentar. Em seguida, colocar a pasta num saco de pano (o saco pode ser feito com o mesmo tecido de pano de prato) e espremer para tirar toda a água. Levar essa pasta ao fogo numa panela grande, acrescentando o açúcar e o sal. Cozinhar por 20 minutos mexendo sempre com uma colher de madeira, até aparecer o fundo da panela. Quando esfriar faça as bolinhas aproximadamente do tamanho de um brigadeiro. Reserve-os. Massa Ingredientes: - 2 ovos - 2 colheres (sopa) de manteiga - 3/4 xícara (chá) de açúcar - 1/2 colher (chá) de sal - 1 colher (sopa) de fermento em pó - 1 xícara (chá) de leite - 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) - 1/2 xícara (chá) de amido de milho - Óleo de canola para fritar - Açúcar de confeiteiro para polvilhar Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite, a farinha de trigo o amido de milho e o fermento. Caso a massa estiver úmida (grudando) acrescente mais um pouco da farinha de trigo, até desgrudar das mãos e dar o ponto de abrir. Abra porções da massa na palma da mão e preencha com o recheio (Evite fazer bolinhos muito grandes para que não fiquem crus por dentro). Depois modelo os bolinhos. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo e deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel toalha. Num prato fundo, coloque o açúcar, e passe os bolinhos até envolvê-los completamente.

14 de julho de 2008

Mantecal com doce de leite e goiabada


Mantecal com doce de leite e goiabada

Ingredientes: 

400 grs de farinha de trigo
250 grs de açúcar
250 grs de gordura vegetal hidrogenada
1 Pitada de sal
Goiabada quanto baste 
Doce de leite quanto baste

Modo de Preparo:

Misture a gordura vegetal com o açúcar e o sal, até ficar bem cremoso. Depois junte a farinha e misture bem. Em seguida faça bolinhas e um furo no meio, arrume todas em uma assadeira forrada com papel manteiga, não precisa untar. Leve ao forno pré-aquecido a 180º até ficar dourado em baixo (ele não doura em cima). Leve a goiabada junto com um pouco de água ao fogo até derreter. Quando o mantecal estiver assado recheie alguns com a goiabada derretida e outros com o doce de leite. Espere esfriar para servir.




Algumas alterações nesta receita:


- Além das bolinhas, abra a massa numa bancada enfarinhada com um rolo, cortar com um cortador redondo e flôr. Fazer um furo no meio, preencher com goiabada em pequenos cubos, e também com o doce de leite, em seguida levar ao forno. Os recheios ficam com uma consistência mais firme. O doce de leite fica com um aspecto de caramelo, por fora bem seco, por dentro úmido. Para os que preferem um recheio macio, aconselho seguir a receita sem estas alterações.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...