29 janvier 2009

Muffins com ameixa e damasco

Fim de férias, última semana de descanso. Chega o fim das férias da faculdade, e o começo de um grande ano para mim... Desde o ano de 2006 quando iniciei o curso de administração, já pensava como seria este ano de 2009 meu último ano, isso me dá um certo medo, quando se trata de um TCC. Ainda não consegui identificar o tema do "término de conclusão do curso" motivo de me tirar o sono, e não só o meu como os dos demais colegas de sala...



Antes de enfrentar este ano tão decisivo, aproveitei minhas férias do trabalho e faculdade para visitar minha terra natal em Recife, algo tão inesquecível a mim. Um sentimento de gratificação, emoção, lembranças, felicidades, paz, e muita tranquilidade, tudo isto e muito mais é o que sinto quando estou neste lugar, mesmo que uma semana apenas, mais são os dias que me sinto muito mais feliz...


A cozinha anda um pouco devagar, apenas cozinhando os pratos do dia-a-dia. E procurando os mais práticos e rápidos, estes muffins é uma destas receitas vapt e vupt, praticamente todos os finais de semana sempre preparo estes muffins para levar e saborear nos intervalos do trabalho.





Muffins com ameixa e damasco



Ingredientes:


  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo


  • 1 colher (chá) de fermento em pó


  • 1 pitada de sal a gosto


  • 2/3 xícara (chá) de açúcar


  • 3/4 xícara (chá) de manteiga


  • 1 ovo


  • 1 xícara (chá) de leite condensado


  • Raspas de limão


  • 50 g de ameixas preta picadas (cozinhar com um pouco de água e açúcar até amolecer e formar um doce)


  • 50g de damasco picados (cozinhar os damasco com um pouco de água e açúcar até amolecer e formar um doce).
Peneire a farinha de trigo, o fermento e o sal. Em seguida adicione o açúcar, a margarina e misture bem. Reservar.
Em outro recipiente bata o ovo rapidamente, acrescente o leite condensado e a raspa de limão e junte à mistura de farinha de trigo reservada. Não há necessidade de bater a massa demais. Por último acrescente o doce da ameixa e de damasco (reservar uma porção de cada doce para jogar em cima da massa).

Despeje em formas para muffins ou em forminhas de empada untadas e enfarinhada e por último colocar sobre a massa um pouco dos doces reservados. Leve ao forno médio pré-aquecido em 180º por aproximadamente 25 a 30 minutos até dourarem levemente.


14 commentaires:

Valeria a dit…

Heidi Seus muffins estão com uma cara ótima...Adorei e a receita está anotadíssima porque adoro damascos!!
Bjs

Isabel Salvador a dit…

que bom aspecto minha amiga,uauuuuuuuuuuuuu

Nani a dit…

Menina que delicia, tenho lá em casa ameixas e tenho tambeém geleia de damascos, acho que vou testar fazer com a geleia.
Ai e nem me fale em fim de férias, as minhas também chegarm, buaaa
E eu ao contrário de você só formo ano que vem.
Beijos

Isabel de Miranda a dit…

Heidi eu sei o que é isso de não dormir no fim de curso.Bem vi como o meu filho andou.Mas filha vai tudo correr bem!!!Amei os teus Muffins estão lindos e devem ser mesmo uma delicia.Deixei um mimo no meu cantinho para ires buscar se quiseres beijinhos carinhosos

Lua Limaverde a dit…

Estão lindos, já reparei que você é chegada em ameixa, como eu, rs. :D

Paula a dit…

Que maravilha! Ficaram lindos...

Deixei-lhe um prémio no Rap'ó Tacho. Bjs.

Eli a dit…

Ficaram tão bonitos, e ameixa com damasco é mesmo uma mistura delíciosa em?!


www.saboresdalica.blogspot.com

Luciana Macêdo a dit…

Estes bolinhos estão pedindo para visitar o meu cafezinho da tarde.
Bjs!

Lookk a dit…

Oiii...ameeei o blog, cada receita melhor que a outra...parabéns...

clau a dit…

Ciao Heide!
A massa deste muffim parece que ficou estupenda, sò de ver a foto,onde parece umida e granulosa.
E boa sorte para este seu ano tanto especial!
Bjs!

Nereime a dit…

A combinação de damasco com ameixa ficou linda e certamente deliciosa!!!
bjs

Laurinha a dit…

Super apetitoso.... damascos, ameixas, são furtinhas secas que eu adoro. Juntas, num muffin, perfeito!
Beijinhos

Heidi a dit…

Valéria,
Obrigada querida, o damasco deu um toque todo especial.

Belinha,
Obrigada querida.

Naninha,
Que boa idéia, espero que tenha provado.

Cozinhar com os anjos,
Obrigada por suas palavras, sei que bastante atrasada, irei ver sim, desde já agradeço a sua lembrança.

Luna,
obrigada querida rs, é verdade adoro ameixa, uvas passas em fim tudo da família!


Paula
Obrigada querida. E quanto ao prêmio, sei que estou bem atrasada, agradeço a sua lembrança.


Eliana,
Obrigada querida, realmente a ameixa e o damasco juntos é perfeito.

Luciana,
por favor, fique avontade sempre!

Karol,
Seja bem vinda querida, agradeço a sua visita, obrigada.

Clau,
A massa é bem macia e úmida mesmo, impossível comer um só,E muito obrigada pelos votos querida!

Neireme,
Também concorda querida, muito obrigada!

Laurinha,
Também aprecio bastante essas frutas, deu para perceber que neste cantinho não falta ameixa né rs...

Tânia a dit…

Esse muffin tá do jeito que eu gosto!!
Bjs