11 mars 2011

Tsunami no Japão é considerado um dos maiores da história do país

Casas são tomadas pelo tsunami na cidade de Natori Casas são arrastadas para o mar e pegam fogo após tsunami

provocado pelo terremoto em Natori, no nordeste do Japão


O Terremoto de 8,8 pontos na Escala Richter que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11/03/11), segundo a Agência de Gerenciamento de Desastres e Incêndio, é considerado um dos maiores da história do país. Pelo menos 288 pessoas morreram e 349 se encontram desaparecidas, segundo novo balanço a polícia. O terremoto gerou um tsunami que invadiu cidades da costa leste do Japão com ondas de até 10 metros que arrastaram barcos de pesca e outras embarcações pelas cidades. Vários veículos e casas ficaram submersos.




Os primeiros tremores foram identificados às 14h46 (2h46, horário de Brasília). As comunicações no Japão estão prejudicadas. Os celulares estão funcionando com limitações e a telefonia fixa, em Tóquio, com alguma irregularidade. O metrô da capital japonesa foi paralisado, os carros detidos nas estradas, os dois principais aeroportos da capital japonesa ficaram temporariamente fechados, e os prédios foram evacuados entre sons das sirenes e chamadas à evacuação.








Emissora pública japonesa NHK mostra pessoas de pé sobre o teto

do aeroporto e a sua torre de controle em Sendai, enquanto as ruas

permanecem inundadas.



Segundo nota da Embaixada do Brasil em Tóquio, não há notícias de brasileiros feridos pelo terremoto. Hoje, cerca de 350 mil brasileiros vivem no Japão. Ainda segundo a embaixada, a área nordeste do Japão, que foi mais atingida pelo tremor, tem um número reduzido de cidadãos brasileiros.



A embaixada também informa que está trabalhando em regime de plantão e disponibilizou um endereço de e-mail e um telefone para maiores informações:


Email da Embaixada: comunidade@brasemb.org.jp Telefone para casos de emergência:00 xx 81 3 3404-5211




5 commentaires:

Sonia a dit…

Estas notícias nos deixam muito tristes e abalados.
Estamos aqui orando por todos que tiveram perdas e estão sofrendo.
Que tenham forças para enfrentar este momento tão difícil.
Um beijo

Heidi a dit…

Sonia,

Também estamos unindo forças em orações, muito triste tudo o que esta acontecendo, que Deus tenha misericórdia da população do Japão e de todos nós!

Um grande abraço

woman a dit…

Isso é terrível!

clau a dit…

Que coisa triste esta, Heidi...
Mas foi muito oportuno vc lembrar.
Espero vc esteja bem, ok?
Tudo de bom.
Bjs!

Heidi a dit…

Clau,

Realmente chocou muito a todos nós, mais sei que Deus esta no contorle de todas as coisas! Graças a Deus estou bem minha querida! Um abraço grande.