9 juin 2012

Aska - Lamen






Aska, um lugar aconchegante, simples e sensacional. Propício para esses dias frio!


5 commentaires:

André JSB a dit…

Ola meu nome é André, tenho 38 anos, como comida japonesa a 32 anos, as nunca fui tão mal atendido como hoje no ASKA da R. Galvão Bueno, 466 na Liberdade São Paulo.
Já fui no ASKA umas 8 vezes, a comida é fantástica, só que o lugar é lotado de regras, até 2 pessoas você tem que sentar no balcão, fui uma vez com minha noiva e inventei de sentar em uma mesa, literalmente fui convidado a sentar de frente para ela, eu coloque a bolsa dela na cadeira do lado, tem um JAPONÊS de seus 40 anos de cabelo preto e começando a aparecer os fios brancos(o Sr. É muito radical e estressado), ele simplesmente pegos a bolsa e colocou na cadeira da cabeceira da mesa, mas de um jeito tão deselegante que quase fui embora.
Mas hoje foi o Ó, estou lá comendo meu guioza, meu lámen, adoro pimenta, lá tem um molhinho fantástico, quando descubro mais uma regra, que o molhinho de pimenta é só para o guioza, a dona já estava bufando quase me expulsando, o japonês nem olhava para mim, na hora de pagar a conta, (o lugar só aceita dinheiro) dei as notas e fui pegar a moeda, estendi a mão para entregar e moeda a dona que fica no caixa, e com uma cara de nem aqui nem ali, ela simplesmente apontou em direção a bandeja da conta e me convidou a colocar a moeda lá, porque devo ter alguma doença que desconheço que ela não pode pegar a moeda de minha mão.
Meu dinheiro é bem vindo mas EU NÃO!

Heidi a dit…

Olá André!

Infelizmente todo o estabelecimento têm suas regras, que nem sempre agrada a nós clientes, lamento este ocorrido...

Porém o principal motivo que me faz voltar sempre ao local é a sua maravilhosa culinária!

Anonyme a dit…

Olá André,
Sei exatamente como você se sente e não tiro a sua razão, mas será que não seria válido considerar as razões e motivos para as regras da casa? Frequento o Aska já há uns bons 8 anos e no começo, como brasileira que sou, também ficava muito aborrecida, mas depois comecei a reparar que as regras tem sua razão de ser. A questão dos lugares é muito simples: o restaurante é pequeno para a quantidade de gente que lá deseja comer lá. Eles realmente poderiam ter outra política e serem como restaurantes normais, onde um casal ocupa uma mesa de 4 ou 6 pessoas sozinho, leva uma hora almoçando e tudo bem, mas isso faria com que as outras pessoas que estão do lado de fora, esperando a vez para comer, tivessem uma espera de 2 horas em vez da meia hora a 1 hora habituais. Para um japonês e seus descendentes o coletivo vem SEMPRE antes do individual. Eles primam pelo conforto do coletivo e não do indivíduo. Entendo, também, que você tenha ficado chateado com a maneira como a bolsa da sua noiva foi manuseada, mas você pensou que talvez, para um japonês, a descortesia de ocupar um lugar que poderia sentar alguém com uma bolsa o faz tão irritado quanto te fez o modo como ele a manuseou? Geralmente, quando casais insistem em se sentar em uma mesa, o pessoal do Aska, visando o benefício de todos, senta outras pessoas naquela mesma mesa também. Se ele não sentou ninguém com você e sua noiva você já teria motivos suficientes para pensar que, na verdade, o japonês estava era fazendo um agrado enorme a vocês. Quanto ao molhinho de pimenta, os orientais em geral consideram uma rudeza "re-temperar" a comida que é servida na mesa. Podemos inclusive considerar que em restaurantes franceses finos, e pensando bem não só nos franceses, você não encontra sequer saleiro na mesa. O chef é capaz de vir da cozinha com o cutelo na mão se te pegar retemperando a comida. A pimentinha do lámen, que fica bem mais saborosa inclusive, é uma pimentinha vermelha bem ardida mas em pó, pode reparar se um dia voltar lá. Quanto ao dinheiro, não se ofenda! Os japoneses e orientais em geral tem muitas regras sobre o dinheiro: não se dão gorjetas, com que mão se pega o dinheiro, se em notas, se em moedas, se em número par ou ímpar. Se ela não quis pegar o dinheiro, é muito pouco provável que o tenha feito para afrontá-lo. Entendendo sua frustração, ofereço estes comentários como um modo de talvez dissipar essa tão má impressão que te ficou porque a comida do lugar é realmente de primeira e pelo preço que é, é um achado!

Unknown a dit…

Caro André!
No Japão e na sua cultura todo estabelecimento tem a bandeja pata a troca de dinheiro, o cliente põe o dinheiro na bandeja e recebe o troco na bandeja.
O Aska não é um restaurante para fazer a social e ficar batendo papo, algo que vc já percebeu, pelo tempo que freqüenta a casa. Por causa da demanda e da fila de espera é que a regra de compartilhar a mesa ou sentar no balcão foi criada.
E aquele molhinho não é de pimenta e sim de gergelim. As pimentas seriam a branca e a vermelha em pó.

Anonyme a dit…

Olá...
é costume no próprio japão essa bandeja... sei porque morei lá... na hora de pagar e receber o troco é sempre na bandeja...