13 juin 2012

Munguzá {Canjica cremosa}


O Mungunzá, manguzá ou canjica como é mais conhecida na região sudeste, é uma das receitas de São João mais gostosas. Muito forte na culinária nordestina, em principal no Pernambuco, minha cidade natal. Anualmente é apreciado  diferentemente de outras iguarias de milho, que são mais encontradas no período junino.

O munguzá é feito com grãos de milho cozidos em um caldo açucarado, leite de coco, cravo e canela. As receitas podem variam bastante, algumas acrescentam amendoim, coco ralado etc. Particularmente acrescento creme de leite, o resultado, um toque todo especial aveludado e cremoso. Uma ótima sugestão para estes dias frios maravilhosos, ao mesmo tempo que agrada ao paladar é rápido, simples e fácil de preparar, perfeitamente confortante.

Munguzá

Ingredientes:
  • 200g Milho amarelo para canjica
  • 1 1/2  Litro de água (aproximadamente)
  • Canela em pau, a gosto
  • Cravo a gosto
  • 1 1/2 Lata de leite condensado
  • 200 ml leite de coco
  • 200g de creme de leite UHT
  • Sal a gosto


Modo de preparo:

Separe de véspera o milho e deixe de molho com um pouco de água.

Numa panela de pressão, cozinhe o milho com o 1 1/2 litro de água, a canela e o cravo por aproximadamente 30 a 45 minutos, cozinhei por uns 45 minutos gosto do milho bem macio. Deixe sair à pressão naturalmente.





Acrescentar o leite condensado, o leite de coco e o sal a gosto. Cozinhe por mais uns 30 minutos com a panela sem a tampa, mexendo de vez em quando. Caso haja necessidade acrescentar mais um pouco de leite condensado. Por ultimo acrescentar o creme de leite, e deixar ferver mais alguns minutos. Sirva quente ou frio.



4 commentaires:

Marcia H a dit…

Na verdade ele nao leva leite condensado, pois é invencao moderna rsrs e eu, baiana do interior, criada comendo milho fresquinho, prefiro também sem :-)
lindas fotos

Heidi a dit…

Olá Marcia,

Concordo com você,o que prevalece na receita original (principalmente na minha cidade natal) é o leite de coco, e já é de lamber os dedos ;)!

Obrigada pela visita querida!

Heiko a dit…

Lindas fotos!!!
Pelo visto ficou maravilhoso!
Parabéns! :)
Heiko.

Heidi a dit…

Olá Heiko,

O resultado ficou ótimo!

Obrigada pela visita!