19 juillet 2013

Doces memórias...


Minha avó, Dona Minervina,  era uma cozinheira de mão cheia, quando ela se foi eu já tinha meus 15 anos, então eu me lembro muito bem do sabor da comida preparada por aquelas mãos. Todos os finais de semana toda a família se reunia em sua casa,  tios e primos adoravam se reunir e fazer dos  almoços de domingo os mais inesquecíveis  de todas as nossas vidas. Era um de seus maiores prazeres enquanto vida, ver a mesa cheia e a família reunida.



Uma das minhas grandes lembrança é este doce de mamão verde com coco, quando ela preparava este doce não tinha quem resistisse ao cheiro das especiarias, o cravo e a canela tomavam conta de todo o ambiente. Minha mãe aprendeu a cozinhar  todos as iguarias da minha avó, mas,  infelizmente não a tenho para compartilharmos das informações e tantas outras experiências. Hoje contamos com as experiências de tios e primos, e nas oportunidades que surgem, procuro absorver o que eu  não consegui gravar na memória quando criança. 



Fizemos um bate e volta em Recife neste feriado prolongado de 9 de julho, casamento do primo "C". Aproveitamos para matar a saudade dos familiares e amigos. No domingo após o almoço em família, as mulheres se reunirão para preparar o tão memorável doce de mamão, e o melhor de tudo, preparado no fogão a lenha. Uma receita simples, porém acompanhada de histórias e doces lembranças. 


Doce de mamão verde com coco

Ingredientes:

  • 1 kg mamão verde (sem casca e caroços)
  • 1 kg de açúcar
  • 500 ml de água
  • 1 coco ralado
  • Cravos da Índia a gosto
  • Canela em pau a gosto
  • Erva doce agosto
  • 1 Pitada de sal agosto
  • ½ kg de açúcar para o caramelo
  
Modo de Preparo:               
                                                                                                                  
Cortar os mamões em cubos pequenos. Cozinhar em fogo médio até que estejam al dente (não deixar desmanchar). Escorra a água e reserve.

Numa panela, junte 1kg de açúcar, a água e o coco. Tempere com o cravo, a canela, a erva doce e o sal  a gosto. Cozinhar até levantar fervura. Junte os mamões cozidos e misture delicadamente para incorporar. 

Em uma outra panela, coloque o 1/2 kg de açúcar para dourar até formar um caramelo, em seguida acrescentar junto ao mamão e misturar até tudo se incorporar. Cozinhar em fogo baixo  cerca de uns 30 minutos ou até ficarem dourados e transparentes. Se o doce ficar sem calda, ir acrescentando água até o ponto desejado.

Aucun commentaire: