18 juin 2008

Imigração Japonesa 1908 - 2008

Por volta de 1930 meus avôs chegaram ao Brasil e se estabeleceram em Marília, cidade do interior de São Paulo. Vieram do Japão alguns anos depois da grande imigração em 1908 com o Kasato Maru.

Hoje meu Odítchan (avô) está com 90 anos de idade, e minha Obátchan (avó) com 78 anos. Este lindo casal têm nos proporcionado momentos de muita alegria, dedicação, carinho e muito amor...

Agradeço a Deus todos os dias de minha vida pôr suas vidas, e pela oportunidade de estar dividindo com eles estes grandes momentos, os quais desejo compartilhar por muitos e muitos anos!!!


Nesta foto está meu Odítchan (avô ) e minha Obátchan (avó ) por volta de 1940



Com meus 2 anos de idade.


Personagem criado pela Maurício de Souzas Produções chamado Tikara que significa coragem. "É a coragem que os primeiros imigrantes tiveram para atravessar o oceano rumo ao desconhecido, vir e formar a maior comunidade japonesa fora do Japão. É uma coisa heróica."


Imagem: Personagem criado pela Maurício de Souzas Produções.

17 commentaires:

Akemi a dit…

Dinha, que linda era sua avó! Gostei muito de sua homenagem! Também organizei um evento e seria ótimo poder contar com sua participação! Bjs

Heidi a dit…

Akemi querida,
muito obrigada! E com certeza irei participar deste grande evento. Abraços.

Unknown a dit…

E preciso muita disposição e coragem para atravessar o oceano e enfrentar um mundo novo com uma cultura tão diferente. Que bom que voltou.

clau a dit…

Oi, oi!
Muito singela esta sua homenagem aos seus avos, com referencia às comemoraçoes que estao acontecendo por ai.
Somos todos descendentes de imigrantes, nao é verdade?
Somos filhos, netos e bisnetos de pessoas que enfrentaram oceanos e viagens durissimas, para procurar outras oportunidades e uma nova vida verso o desconhecido...
Uma grande coragem!
Um bj!

Goreti a dit…

Que linda Homenagem...esa data realmente não deve passar em branco, principalmente pra vcs descendentes, quem tem muito orgulho da coragem desse povo.E quero concordar com a Akemi, linda sua avó!

Beijos!!!

Nereime a dit…

Linda sua homenagem aos seus familiares também tenho familiares imigrantes que me dão muito orgulho.
bjs

Nani a dit…

Dinha adorei conhecer um pouquinho da sua história, alias a história da imigração japonesa é muito bonita!
Beijos

Unknown a dit…

Já peguei as receitas em breve vou postar. Obrigada. Bjks!

Filipa a dit…

Dinha, muito bonita esta sua homenagem aos seus avôs. Foi muito bom ficar a conhecer mais um pouquinho de você e da sua história.

Beijinhos

Heidi a dit…

Rô,
Concordo plenamente, sou grata primeiramente a Deus, depois aos meus queridos avos por tudo! Abraços.

Clau,
Muito obrigada.
É verdade, e uns tiveram sorte, e infelizmente outros não. Abraços.

Goreti,
Muito Obrigada querida.
Agradeço a Deus por estes momentos em minha vida. Abraços.

Nereime,
Eu que me sinto honrada em poder dividir algo de muita importância para mim, com vocês. Abraços

Nani,
Que bom que tenha gostado, é mesmo uma linda história. Abraços

Filipa,
Muito obrígada. O prazer foi todo meu em poder dividir este momento! Abraços.

Lua Limaverde a dit…

Achei fofa a sua fotinha! :)

Anonyme a dit…

Que lindos! Deus os abençoe.

Heidi a dit…

Luna querida,

Muito obrigada mesmo rs...
Abraços.


Roberta,

Seja bem vinda! Será um grande prazer ter sua presença por quí. Abraços.

Anonyme a dit…

Heidi, que linda homenagem! Adorei as fotos e a sua pequenina é uma graça!
Um beijo e saudades!

Cláudia a dit…

Dinha, que lindo casal, sua avó então deve ter deixado seu avô apaixonado! E Tikara é a palavra certa para descrever a história dos japoneses. Cada detalhe que fico sabendo fico admirada!

bjs

Anonyme a dit…

Em minhas viagens pela net, uma vez acessei seu blog. Me encantei com vc...Simplicidade,simpatia nas palavras,filha de Deus. Até deixei um recadinho! E hj, perdida por este imenso mundo virtual,quem eu encontro novamente? Você !
Gostei do que nos contou em relação à dúvida em criar ou não um blog...Já pensei em criar tbm, e tenho as mesmas dúvidas !
Quem sabe um dia crio coragem em me expressar assim tbm...
Parabéns pelo seu blog !
Bjo.
Damaris.

Heidi a dit…

Verena,
Saudades de vocês...rs muito obrigada. Abraços.

Claudia,
È verdade, meus avós são lindinhos rs...Abraços.


Damaris,
Fico muito feliz por suas palavras, agradeço imensamente suas considerações. E por favor, sinta-se sempre a vontade em nos visitar. Tenho certeza que não irá se arrepender quanto a iniciar um blog para você, a minha vontade é poder estar aqui todos os dias. Pense com carinho ok! Abraços.