8 octobre 2013

Arrumadinho de feijão com cuscuz


Gosto de falar e relembrar o passado, reviver momentos que marcaram minha vida, minha infância, tenho a convicção que aproveitei cada momento da melhor forma possível. Saudades dos velhos tempos, dos velhos amigos. Hoje só ficaram velhas lembranças que me deram a esperança de que um dia poderei viver tudo outra vez, e que longas amizades continuam a crescer. As velhas amigas nem sempre estão presentes, e podem sumir de vista por longos anos, mas o que realmente importa é que todos estão presentes e moram no meu coração. 

Nas épocas de escola, no término das aulas nos reuníamos na casa da Clau para elaboração de trabalhos e provas. Me recordo quando almoçamos um "Arrumadinho de feijão com carne seca"  um prato típico da culinária pernambucana, seu nome vem do modo como é servido os ingredientes, são arrumados em camadas ou lado a lado, para depois serem misturados no prato, feito com carne seca, farofa, vinagrete e feijão verde, temperados com manteiga de garrafa. Adaptada a esta receita, preparei um arrumadinho de feijão com cuscuz, substitui alguns ingredientes como o feijão comum e o cuscuz no preparo.

Arrumadinho de feijão com cuscuz

Ingredientes:

2 xícaras de chá de fubá
1 xícara de chá de água 
1 pitada de sal
1 xícara de chá de feijão cru
1 Caldo de bacon
Azeite a gosto
1 Cebola cortada em cubos pequenos
2 Dentes de alho amassados
2 tomates sem sementes cortados em cubos pequenos
Cheiro verde a gosto
manteiga a gosto
Pimenta do reino a gosto

Modo de Preparo:

Coloque o fubá em uma vasilha, adicione a água, o sal e misture. Deixe descansar por 10 minutos. Passe a mistura para uma cuscuzeira com água pré-aquecida e deixe em fogo médio durante 10 minutos. Desligue o fogo e espere alguns minutos para desenformar. 

Cozinhe o feijão com água e o caldo de bacon. Descartar o caldo. O caroços devem ficar firmes e cozidos. Reserve. 


Fritar a cebola e o alho com azeite. Acrescentar os tomates, o cheiro verde, a pimenta do reino, a manteiga e o feijão. Refogar por uns 5 minutos. Desmanche o cuscuz e misture com o feijão e os legumes refogados para que o cuscuz absorva o tempero e a manteiga. Ajuste o sal e sirva em seguida.

Aucun commentaire: