17 septembre 2007

Fukashi Manju







Doce recheado e cozido ao vapor. (Fukashi, em japonês, significa ser submetido ao vapor). Após o cozimento, a massa se torna branca, com a opção de ser colorido artificialmente, antes do cozimento. Esta receita minha Batchan (avó) que ensinou. Existem outras receitas em que são acrescentadas claras de ovo batidas em neve. Para algumas amigas que solicitaram a receita, espero que gostem.

Anko – doce de feijão azuki

300 gramas de feijão azuki (encontrado em casas de produtos japoneses);
1 e 1/2 copo de açúcar cristal;
1 pitada de sal
Modo de preparo:

Primeiro é preciso lavar o feijão e deixá-lo um bom tempo de molho. Em seguida, cozinhá-lo na panela de pressão por aproximadamente 30 minutos, igual ao feijão comum.
Depois de cozido, bata todo o feijão no liquidificador até virar uma pasta, colocando água o quanto for necessário. Em seguida, colocar a pasta num saco de pano (o saco pode ser feito com o mesmo tecido de pano de prato) e espremer para tirar toda a água. Levar essa pasta ao fogo numa panela grande, acrescentando o açúcar e o sal. Cozinhar por 20 minutos ou até aparecer o fundo da panela, mexendo sempre com uma colher de pau. Quando esfriar faça os bolinhos (do tamanho de brigadeiros). Rende aproximadamente 70 unidades médias ou 90 pequenas. O anko pode ser usado em outras receitas ou consumido como doces.

Para a massa:

1 copo americano de água
2 copos americano de açúcar
1 colher (sopa) de fermento em pó
1 pitadinha de sal (por minha conta)
Farinha de trigo quanto baste

Modo de preparo:

Junte numa vasilha grande, a água com o açúcar e misture bem. Em seguida o fermento e a farinha de trigo ao poucos até que tudo fique homogêneo. O ponto da massa não deve ser dura, quanto maleável estiver à massa fica mais fofinha depois de pronta. Caso fique grudando é só untar as mãos com farinha.

Depois, pegue pedaços da massa, abra com a ponta dos dedos e recheie com as bolinhas de anko. Feche a massa formando uma bolinha e coloque sobre pedaços de papel manteiga. Pegue uma panela de cozimento a vapor (eu usei uma cuscuzeira), coloque água até a metade. Coloque um pano molhado sobre a parte furada, em seguida arrume os manjus sobre o pano (não coloque muito juntos, porque vão crescer), tampe a panela e cozinhe por 15 a 20 minutos. Repita o processo até terminar de cozinhar todos os bolinhos. 




35 commentaires:

Agdah a dit…

Ficou lindão.

Marcia a dit…

Parece ótimo!

Laurinha a dit…

Delícia! Demais, adoro, bem já tinho te dito, né!
Qq dia vou tentar fazer, o azuki já está na lista de coisinhas extras para comprar.
Beijinhos,

Karen a dit…

Minha tia fazia uns ótimos, nunca tive coragem de fazer, mas é bom ter uma receita!

Elvira a dit…

Há tempos que ando para testar essa especialidade. Só me resta comprar o feijão. :-)

Obrigada pela receita.

Fer Guimaraes Rosa a dit…

fazer esse doce em casa eh o maximo! um beijo pra voce, :-*

Gourmandisebrasil a dit…

Parabéns, eu nem me atrevo a tentar fazer nenhum doce japonês. o mais perto que chego são das gelatinas de agar-agar...
bjinho,
Nina.

Marizé a dit…

Fiquei cheia de vontade de provar este manjar!

Natércia Ramalho a dit…

Querida que maravilha e chique adorei.um bjs Natércia...

Akemi a dit…

Lembrei-me das reuniões familiares vendo estes manjus!

Unknown a dit…

Eu já comi um bolinho desse, mas não gostei muito, meu marido adora.

laila radice a dit…

hummm já comi e adorei! mas nem imagniva como fazer...acreditava que fosse mais complicado...linda receita! bjos e obrigada a Batchan!

Vitor Hugo a dit…

Faz tempo que não os como por esses bandas de cá! =/

Mas que fogão chique, é todo de inox, é?

O Cravo da Índia a dit…

Nunca provei.
Ficaram lindos!

Nani a dit…

Não esqueci de fazer o meme ao qual você me convidou, eu estou pensando nas melhores coisas para colocar.
Ah!Esses docinhos estão maravilhosos, tem como mandar alguns?rsrsrs
Brincadeirinha!

Cris a dit…

Que capricho, ficaram lindos! Eu acho que experimentei só uma vez na casa de um amigo que é japonês.

Beatriz Belliard a dit…

nao provei ainda, mas isto nao vai tardar a acontecer ! estao tao bonitinhos e perfeitinhos ! bj

Heidi a dit…

Agdah, muito grata querida.

Marcia, para quem aprecia a culinária japonesa é bom sim, logo de primeira vez parece ter um sabor meio estranho, mais logo se encanta!

Laurinha, que bom que já conhece e gosta, pois é você tinha comentado no post anterior, e experimente fazer também.

Karen, você também conhece muito bem né, espero que tire um bom proveito da receita!

Elvira, fique a vontade, você e estas mãozinhas de fada vai adorar testar!

Fer, é uma grande experiência mesmo!

Nina, tudo o que você faz é encantador, você já tem me ensinado muito!

Marizé e Natércia, fiquei muito feliz de ter conhecido vocês através das fotos ;) e fiquem avontade em provar viu :)

Akemi, realmente não têm como não lembrar das reuniões, fins de ano sem esses docinhos...

Roseane, realmente esses docinhos logo de primeira vez tem esta impressão, mais aos poucos vai se acostumando com eles, tive esta mesma perspectiva quando os experimentei !

Laila,
que bom, é bem simples mesmo de fazer, quase não usa ingredientes na massa.

Vitor Hugo,
Que pena que não têm por aí, mais quem sabe você não tenta fazer hein? Ah ele é inox sim :)...

O Cravo da Índia,
Muito grata, quem sabe você não experimenta!

Nani do Paulo,
Não se preocupe querida,
e olhe que mando viu, é so me falar :)

Cris,
Muito grata, suas palavras sempre doce...

Bia,
Experimenta sim, é fácil de fazer, muito obrigada...

Abraços a todos!

Cláudia a dit…

Dinha, eu achei super interessante,
e não é tão difícil de fazer. Só pensei, não sei se estou enganada, mas que a parte branca tivesse arroz nos ingredientes.
Bjs

Anonyme a dit…

Até que enfim consegui faezr esse doce em casa!
Foi muito dificil encontrar esse tipo de produto japonês em minha cidade.
Tendo em vista que muitas outras pessoas devem ter passado pelo mesmo problema que eu, vou recomendar esta loja de produtos japoneses na internet que envia para todo o Brasil.
http://www.tnh.com.br

Foi minha salvação!!

Heidi a dit…

Cláudia
Realmente é bem fácil de preparar! Existe sim um outro tipo de bolinho com recheio deste mesmo feijão com a massa de arroz, o nom e é "Moti".


NinaMenina
Muito grata pela informação, e que bom, não sabia deste site, valeu mesmo! espero sua visita mais vezes ok ?! abraços.

Valentina a dit…

Que lindos Dinha!!

Pimpona by Nacos & NOC's a dit…

Fiquei com água na boca! leu Deus que delícia!!!

Parabéns

=)

. a dit…

Eu sempre gostei muito de mandiu...
Quando eu era pequena,sempre íamos a casamento de japonêses(vc lembra que eu te falei que nasci numa comunidade oriental?)...a primeira coisa que eu procurava nas mesas,era o tal doce de feijão...rsss...mandiu no vapor e assado...me lambuzo toda.Muitos amigos nossos,enviam sempre para mim, essas coisinhas deliciosas...rsss...
Adoro de paixão...
Esses aí estão lindos...parabéns...
Beijos
Sonia novaes

MEUS POEMAS a dit…

Menina que felicidade encontrar seu blog!
Amo este doce de paixão; qd era estudante no primeiro gráu eu trocava meu lanche brasileiro poe estes deliciosos que eu chamava de manju; só agora fui aprender a fazer; super fácil, achei!!!!
Vou favoritar seu blog no meu , amei as receitas!
Bjs pra vc e obrigada!
Gena Maria

Anonyme a dit…

Oii!
Eu fiz esta receita hoje, mas ficou feio :( acho que nao acertei o ponto da massa, ficou dificil de modelar entao tive que acrescentar mais farinha.. ah, o doce nao deu pra fazer bolinhas, coloquei com a colher mesmo... alguma dica?
mesmo feio ficou gostoso!
obrigada pela receita, vou continuar fazendo até acertar! ah, os primeiros que fiz ficaram gigantes e com pouco recheio..ahahaha
bjsss

Aline Higa a dit…

Oi.

Incrível essa receita! Estou cozinhando os últimos, ficaram mesmo fofíssimos e uma delícia. E eu que estava super apreensiva pra trabalhar com essa massinha ultra delicada!

Obrigada!

Aline

Unknown a dit…

Adorei a receita, ficaram perfeitos, tão bonitos quanto os teus e os que eu comprava, eu já fazia anko, mas estava atrás de uma boa receita de manju. Obrigada. Abraços.

Anonyme a dit…

E o daifuku mochi? :D Por acaso você sabe a receita? Aqui é só na casa dos meus avós que preparamos, tudo do jeitinho tradicional, batendo naquele pilão de madeira.. mas li na internet que tem outro jeito de fazer (mais fácil).. será que fica tão gostoso também?..

No meu blog eu postei a receita do "Ohagi" ou popularmente "Botamochi".. é bem gostoso também!.. dá uma passadinha lá e confere:
http://hare-nochi-guu.blogspot.com/2008/08/ohagi-ou-botamochi.html

taro a dit…

minha mãe fez ficou perfeito..passei essa receita para ela..

Anonyme a dit…

Ebaaa *-*
Ficou muuuuito bom!!

Ferhamy a dit…

Uhmm adoroo!
A receita da minha mãe vai bicarbonato... e depois ela carimba os majus...fica lindo!

Suse a dit…

Ficou perfeito e parece delicioso!Parabéns!

Anonyme a dit…

Adorei a matéria e parece ser fácil o preparo!

Gostaria de sber se esta mesma massa pode ser usada para fazer o "nikuman"?!

Abraços

Leise Harumi Baía Ashiuchi a dit…

essa é a segunda vez que tento fazer, da primeira acho que coloquei trigo além do fermento, e daí não cresceu nada.... mas comi mesmo assim....rs.... agora estou seguindo a receita à risca, espero que dê certinho! beijos e obrigada!