5 juillet 2007

Lembranças...


Este bolo traz muitas lembranças da minha infância, época em que ainda morava em Recife –Pe. Muitas saudades de tudo e de todos, doces lembranças dos meus queridos avós, tios, primos, e amigos...

O Bolo de Rolo é um doce típico de Pernambuco. É uma massa feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Esta massa é enrolada em uma camada de goiabada, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.

Bolo de rolo

Recheio: 

1/2 xícara de chá de água
500g de goiabada em pedaços (bem macia) 
1 cálice de vinho do porto 
Açúcar granulado, o quanto baste 

No liquidificador, coloque a goiabada juntamente com a água, até a mistura ficar cremosa. Depois, junte o vinho do porto e cozinhe em fogo baixo até ferver.

Massa:

4 1/4 xícara de chá de farinha de trigo 
2 3/4 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de chá de manteiga com sal 
15 ovos

Bata o açúcar juntamente com a manteiga até obter um creme bem claro. Acrescente os ovos, um a um, (gemas sem as peles) sempre batendo a cada adição. Retire da batedeira e acrescente delicadamente a farinha de trigo previamente peneirada, até obter uma massa leve. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo três assadeiras. 

As assadeiras apropriadas para "Bolo de Rolo" em geral medem 30 cm de largura por 45 cm de cumprimento e apenas 1 cm de profundidade. Geralmente feitas sobre encomenda mas no Nordeste encontram-se à venda em boas casas do ramo. 

Com o auxílio de uma espátula, espalhe uniformemente em cada assadeira, seis colheres da massa (uma em cada canto e duas no meio), tomando como medida a colher de servir arroz. A camada de massa deve ficar bem fina.

Leve ao forno pré aquecido, uma assadeira por vez, por mais ou menos10 minutos. A massa não deve ficar corada. Toque com o dedo e se estiver firme retire do forno e vire sobre um guardanapo polvilhado com o açúcar cristal.

Recorte as beiradas, espalhe um pouco da goiabada derretida sobre o bolo e com o auxílio do guardanapo, enrole pela largura como um rocambole bem apertadinho. Reserve.

Proceda da mesma forma com a 2ª assadeira. Depois de retirar do forno, vire sobre o guardanapo e recorte as beiradas, espalhe a goiabada, encoste o começo do bolo onde termina o 1ª rocambole e enrole, um por cima do outro. Repita a operação até terminar a massa usando as mesmas assadeira, lavadas e untadas novamente (rende umas cinco a seis assadeiras). Quando colocar a última camada, enrole no guardanapo e deixe reservado por cerca de umas duas horas ou até o bolo ficar completamente frio. Polvilhe mais açúcar e sirva cortando em fatias. 

Outra dica, caso não tenha este tipo de assadeira: Pode usar uma assadeira convencional virada de cabeça para baixo, forrando o fundo com papel-manteiga. E com uma espátula ou um pincel, espalhe um pouco da massa sem deixar falhas. Asse por 3 a 5 minutos ou até que, ao tocar com o dedo, a massa não grude. Depois, estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel. E repetir o mesmo procedimento para acrescentar o recheio. Sempre enrolar o rocambole pelo lado mais comprido. Reserve. Para a próxima camada da massa, ponha outra porção de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior. Polvilhe mais açúcar sobre o pano e coloque a segunda camada de massa. Cubra com o recheio. Enrole essa segunda camada sobre o primeiro rolo, reservado. Repita a operação com as outras camadas. Finalizando da mesma forma, colocar a última camada e enrolar no guardanapo deixando reservado por cerca de umas duas hora.

15 commentaires:

Eli a dit…

Sabe que aqui na região que moro não comi ainda um bolo de rolo que fosse realmente bom, que chega-se perto dos que já comi em pernambuco. Essa foto sua está de matar!! :)

laila radice a dit…

ai bolo de rola é tão bom...quando cortado bem fininho é melhor ainda! em sp vendem no pao de açucar um que é delicioso! imagino q o d eprnanbuco deja bem melhor, mas dá pra quebrar o galho! beijos

Fer Guimaraes Rosa a dit…

nossa, isso parece TAO bom! nunca comi, mas um dia, quem sabe... beijos!

Cláudia A. a dit…

Amo bolo de rolo. É uma das melhores coisas da doçaria brasileira. Beijo e parabéns.

Elvira a dit…

Não conhecia, mas parece delicioso! :-)

Anonyme a dit…

Ai que bom!Na minha esquina tem uma lojinha de gostosuras que vende um muito gostoso,eu adoro!

Dona Juju a dit…

Eu simplesmente não acredito! AMO bolo de rolo! Do fundo da minha alma! Quando ia à Recife visitar meus avós, comia bolo de rolo todos os dias! POde ter certeza que vou tentar fazer o quanto antes! Um beijo, querida! E me diz o que achou do picles da Hemmer. :)

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga a dit…

Eu amo bolo de rolo, mas não tinha a receita.
Adorei!!!
Obrigada por compartilhar.
Bjs e ótima semana.

Gourmandisebrasil a dit…

Considero este bolo o mais difícil de se executar na confeitaria brasileira. Mas é uma delícia! bjo, Nina.

Heidi a dit…

Pessoal, este bolo é sem palavras. E nada como experimentar o original mesmo.
Abraços.

Nina, concordo plenamente com você!
Volte sempre. Abraços.

Heidi a dit…

Dona juju, e não é que o Picles é igualzinho mesmo! Grata pela dica, abraços.

Agdah a dit…

Menina, depois que Márcia levou bolo de rolo do Oiapoque ao Chuí, eu fiquei com uma vontade louca de comer um pedacinho. vou examinar a receita com calma pra ver se me aventuro.

Joaninha a dit…

Dinha, esse bolo tá com um aspecto fantástico e pelo que pude ver pelo que li parece-me delicioso. Já adicionei ao meu bloco de notas para experimentar!Beijinhos
Ah, e muito obrigada pela retribuição da visita! :)))

Heidi a dit…

Agdá e joaninha,
Vale a pena tentar, é bom demais.
Abraços.

Joelma Britto a dit…

haaa...
Você não sabe o quanto me fez recordar a minha infância...morei quando criança numa cidade chamada Venturosa, a uns 200km de Recife...e como era bom quando o meu pai dizia...hoje nós vamos lanchar bolo de rolo. E pedia p/ eu e meu irmão comprar... bem pertinho de casa, na mesma calçada...
nossa...
que emoção, e agora...procurando umas receitas diferentes...encontrei essa maravilha!
hoje...alguns anos depois consigo fazer esse bolo, mas...tipo rocambole. mas vou tentar!!!!!
obrigada mesmo por me fazer recordar minha infância de uma maneira tão especial!
bjosssss