17 juillet 2007

Torta de Ameixa (Minha favorita)


Torta de Ameixa


Ingredientes:

Massa:

3 xícaras (chá) de açúcar 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 1/2 xícaras (chá) de leite 
200g de margarina ou manteiga
6 ovos (claras separadas)
1 colher (sopa) generosa de fermento em pó 

Preparo:

Bata na batedeira a manteiga e o açúcar até formar um creme claro e fofo. Misture as gemas e em seguida o leite até obter um creme homogêneo. Junte a farinha aos poucos, depois o fermento. Acrescente as claras em neve misturando delicadamente. Leve ao forno pré-aquecido 180°c até dourar.


Recheio de ameixa e doce de leite:

Ingredientes:

350 g de ameixas pretas sem caroços
200 g de açúcar
1 lata de leite condensado (cozido) ou doce de leite já pronto
1/2 lata de doce de leite para cobrir o bolo
1 lata de creme de leite gelado sem o soro.

Primeiro passo: faça o doce da ameixa, Cozinhe as ameixas com um pouco de água até amolecer. Junte o açúcar e passe tudo no processador ligeiramente deixando as ameixas em pedaços finos. Levar ao fogo e cozinhar até desgrudar do fundo da panela. Deixar esfriar.

Segundo passo: depois que o doce da ameixa estiver completamente frio, acrescentar o doce e leite e o pôr último o creme de leite gelado. Reserve.

Terceiro passo: Leve ao fogo uma parte do doce da ameixa com água para amolecer. Cozinhar até levantar fervura. Corte o bolo em duas partes iguais, umedecer com guaraná e juntar o recheio.Cobrir todo o bolo o doce de leite (1/2 lata) e por último uma segunda camada do doce de ameixa. Decorar a gosto.


16 commentaires:

Agdah a dit…

Menina, eu tenho umas ameixas aqui que preciso usar e não tinha idéia do que fazer...

Elvira a dit…

Esse doce ficou de babar... Adoro ameixa de todas as maneiras! :-)

laila radice a dit…

que linda que ficou!!!não tenho duvidas pq eh sua preferida!beijos

Dona Juju a dit…

Dinha, queridona! Estava meio sumida mesmo...que bom ter sentido minha falta (rs)! Menina...que torta é essa? AMO ameixa... Mais uma pra lista! Beijos!!!

Cláudia a dit…

Heidi, eu já falei que eu não sou ligada em doces. Mas acho que me enganei. Não sou ligada se não os vejo, nem me lembro deles, mas vendo fico morrendo de vontade dependendo da receita. A sua me deu água na boca. Eu adoro ameixas.
Esta torta bolo está linda!
bjs

Marcia H a dit…

ai, ai, ai, babei agora em frente ao monitor

Akemi a dit…

Dinha, já comprei todos os ingredientes para fazer essa torta! Babei na hora que vi a foto! rsss
Vou fazer no final de semana, depois te conto como ficou! Bjs

Anonyme a dit…

Heidi que torta LINDA!!!Nossa que recheio heim?!Vou anotar e fazer!

Eli a dit…

Ficou linda a torta!! E ameixa é uma delícia né?!

Heidi a dit…
Ce commentaire a été supprimé par l'auteur.
Heidi a dit…

Agdah,
Experimenta mesmo, é muito bom.

Elvira, Laila, Juju, Claudia, Duly e Eliana, as ameixas têm um sabor muito especial, e aínda mais misturadas ao docê de leite.
Abraços.

Akemi, que bom tê-la pôr aquí,
Faz sim, e me conta.
Abraços.

Marcia,
Parabéns mais uma vez pela clarinha, e já está na ativa não é querida!
abraços.

Joaninha a dit…

Dinha, a minha mãe acabou de me ligar a dizer que tem lá em casa um saco cheeeiiio de ameixas para mim, por isso resolvi passar por aqui só para dizer que a primeira coisa em que pensei quando desliguei o telefone foi na tua maravilhosa torta. :) Tá certinha para o fim de semana!
Obrigada por partilhares a receita connosco! :)))
Beijinhos

Heidi a dit…

Joaninha,
Fiquei muito feliz por isso viu!
Me conta sim ok!
Abraços.

Marcia a dit…

Heidi, claro que pode, é um grande prazer para mim. Obrigada pela visita

Unknown a dit…

Vou fazer essa torta para o dia do meu aniversário, tenho certeza que será uma boa receita pa oferecer aos meus familiares e amigos!

Daniella a dit…

Amei a torta de ameixa! É uma verdadeira perdiçãããooo...