Este bolo traz muitas lembranças da minha infância, época em que ainda morava em Recife –Pe. Muitas saudades de tudo e de todos, doces lembranças dos meus queridos avós, tios, primos, e amigos...
O Bolo de Rolo é um doce típico de Pernambuco. É uma massa feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Esta massa é enrolada em uma camada de goiabada, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.
Bolo de rolo
Recheio:
1/2 xícara de chá de água
500g de goiabada em pedaços (bem macia)
1 cálice de vinho do porto
Açúcar granulado, o quanto baste
No liquidificador, coloque a goiabada juntamente com a água, até a mistura ficar cremosa. Depois, junte o vinho do porto e cozinhe em fogo baixo até ferver.
Massa:
4 1/4 xícara de chá de farinha de trigo
2 3/4 xícara de chá de açúcar
2 1/2 xícaras de chá de manteiga com sal
15 ovos
Bata o açúcar juntamente com a manteiga até obter um creme bem claro. Acrescente os ovos, um a um, (gemas sem as peles) sempre batendo a cada adição. Retire da batedeira e acrescente delicadamente a farinha de trigo previamente peneirada, até obter uma massa leve. Unte com manteiga e polvilhe farinha de trigo três assadeiras.
As assadeiras apropriadas para "Bolo de Rolo" em geral medem 30 cm de largura por 45 cm de cumprimento e apenas 1 cm de profundidade. Geralmente feitas sobre encomenda mas no Nordeste encontram-se à venda em boas casas do ramo.
Com o auxílio de uma espátula, espalhe uniformemente em cada assadeira, seis colheres da massa (uma em cada canto e duas no meio), tomando como medida a colher de servir arroz. A camada de massa deve ficar bem fina.
Leve ao forno pré aquecido, uma assadeira por vez, por mais ou menos10 minutos. A massa não deve ficar corada. Toque com o dedo e se estiver firme retire do forno e vire sobre um guardanapo polvilhado com o açúcar cristal.
Recorte as beiradas, espalhe um pouco da goiabada derretida sobre o bolo e com o auxílio do guardanapo, enrole pela largura como um rocambole bem apertadinho. Reserve.
Proceda da mesma forma com a 2ª assadeira. Depois de retirar do forno, vire sobre o guardanapo e recorte as beiradas, espalhe a goiabada, encoste o começo do bolo onde termina o 1ª rocambole e enrole, um por cima do outro. Repita a operação até terminar a massa usando as mesmas assadeira, lavadas e untadas novamente (rende umas cinco a seis assadeiras). Quando colocar a última camada, enrole no guardanapo e deixe reservado por cerca de umas duas horas ou até o bolo ficar completamente frio. Polvilhe mais açúcar e sirva cortando em fatias.
Outra dica, caso não tenha este tipo de assadeira: Pode usar uma assadeira convencional virada de cabeça para baixo, forrando o fundo com papel-manteiga. E com uma espátula ou um pincel, espalhe um pouco da massa sem deixar falhas. Asse por 3 a 5 minutos ou até que, ao tocar com o dedo, a massa não grude. Depois, estenda um pano sobre uma superfície lisa e polvilhe com açúcar. Ponha a massa ainda quente sobre o pano e retire o papel. E repetir o mesmo procedimento para acrescentar o recheio. Sempre enrolar o rocambole pelo lado mais comprido. Reserve. Para a próxima camada da massa, ponha outra porção de massa sobre outra folha de papel e asse como a anterior. Polvilhe mais açúcar sobre o pano e coloque a segunda camada de massa. Cubra com o recheio. Enrole essa segunda camada sobre o primeiro rolo, reservado. Repita a operação com as outras camadas. Finalizando da mesma forma, colocar a última camada e enrolar no guardanapo deixando reservado por cerca de umas duas hora.