20 juillet 2008

Bolinhos recheados com ankô

A Akemi do blog "Pecado da Gula" propôs um novo evento de receitas, com o uso de alguns ingredientes da culinária oriental em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa. Minha participação para este evento, é contribuindo com esta receita prática e fácil. “Bolinhos recheados com doce de feijão azuki”. Bolinhos recheados com ankô



Doce de feijão azuki - Ankô Ingredientes: - 300 gramas de feijão azuki - 2 xícaras de açúcar cristal - 1 pitada de sal Primeiro é preciso lavar o feijão e deixá-lo um bom tempo de molho. Em seguida, cozinhá-lo na panela de pressão com água o suficiente aproximadamente 30 minutos. Depois de cozidos, bater o feijão no liquidificador até virar uma pasta, caso necessite de água acresentar. Em seguida, colocar a pasta num saco de pano (o saco pode ser feito com o mesmo tecido de pano de prato) e espremer para tirar toda a água. Levar essa pasta ao fogo numa panela grande, acrescentando o açúcar e o sal. Cozinhar por 20 minutos mexendo sempre com uma colher de madeira, até aparecer o fundo da panela. Quando esfriar faça as bolinhas aproximadamente do tamanho de um brigadeiro. Reserve-os. Massa Ingredientes: - 2 ovos - 2 colheres (sopa) de manteiga - 3/4 xícara (chá) de açúcar - 1/2 colher (chá) de sal - 1 colher (sopa) de fermento em pó - 1 xícara (chá) de leite - 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo (aproximadamente) - 1/2 xícara (chá) de amido de milho - Óleo de canola para fritar - Açúcar de confeiteiro para polvilhar Numa tigela, junte os ovos, a manteiga, o açúcar e o sal e misture muito bem. Acrescente alternadamente à mistura o leite, a farinha de trigo o amido de milho e o fermento. Caso a massa estiver úmida (grudando) acrescente mais um pouco da farinha de trigo, até desgrudar das mãos e dar o ponto de abrir. Abra porções da massa na palma da mão e preencha com o recheio (Evite fazer bolinhos muito grandes para que não fiquem crus por dentro). Depois modelo os bolinhos. Numa panela média, coloque bastante óleo e leve ao fogo para aquecer. Quando o óleo estiver quente, abaixe o fogo e deixe fritar até que os bolinhos fiquem dourados. Com uma escumadeira, retire os bolinhos e coloque sobre um prato forrado com papel toalha. Num prato fundo, coloque o açúcar, e passe os bolinhos até envolvê-los completamente.

14 commentaires:

Nereime a dit…

Que colorido bonito que saiu neste bolinho.Excelente participação!!
bjoks

Agdah a dit…

Eu sempre vejo os docinhos de feijão nas lojas japonesas aqui, mas nunca tinha visto esse.

Filipa a dit…

Que bonitos os bolinhos! Comprei há pouco tempo um pacote de feijão azuki e já sei que uso dar a uma boa parte deles, vou fazer estes bolinhos.

beijinhos

Akemi a dit…

Dinha, adoraria ter uns bolinhos desses para o café da manhã! Estão tão apetitosos!!! Muito obrigada pela participação, querida! Beijos

carmencita a dit…

Já tinha visto,mas nunca provei.Agora vendo os seus e a maneira como se faz deu vontade de fazer e provar.Bjss

Mari Rezende a dit…

Lindos bolinhos! Parecem sonhos japoneses! :D
Beijinhos

Natural Naturalmente a dit…

Dinha,
Na faculdade tive muitos colegas de origem Japonesa,fui ao casamento de dois deles, uma MARAVILHA, lindo, alem de ter visto e comido coisas divinais, bem parecidos com os bolinhos de feijão.
bjs
Márcia

clau a dit…

Ola!
Que bolinhos tentadores estes...
Mas por aqui, encontrar um feijao deste tipo nem em sonho!
penso ser valido rechear com outra coisa, ou nao...?
Receita anotada!
Bjs!

Eli a dit…

Aqui em casa amamos o doce de feijão e não vou deixar essa receita passar, pois tenho como certo que vai fazer sucesso!

Nani a dit…

Hummm ótima participação!!!
Beijos

Luciana Macêdo a dit…

Sabe que nunca experimentei? Fiquei curiosa.
Também quero participar deste evento, ainda estou procurando algo para fazer.
Hoje postei uma receita da sua cozinha.Passe por lá para tomar um cafezinho comigo. O bolo ficou uma delícia.
Bjs!

Chiisana Hana a dit…

Ah, eu sempre quis provar ankô! E ainda vou provar! Nem imagino que gosto tem, mas deve ser bom!
Beijooo!

Valentina a dit…

Sabe que lembro de ter lido este teu post e jurava ter deixado uma mensagem. Os teus bolinhos ficaram tao lindos. Desde que fui à Ásia pela primeira vez entrei em contato com o feijão azuki na forma doce. Gosto muito. Estou com uma receita de panquecas com este feijão que quero muito provar.

Heidi a dit…

Neireme,
È verdade, obrigada querida!

Agdah,
E são simples e gostosos, vai muito bem com um chazinho rs...

Filipa,
Obrigada, que bom que tens o feijão, espero que tenha provado!

Akemi,
Será um prazer sempre que eu puder participar!

Carmencita,
O bom de tudo é a simplicidade de fazer! Muito obrigada por sua vista, volte sempre que puder!

Marcia,
Que legal sobre seus amigos. E este lembra bem o Manjú mesmo...

Clau,
São tentadores mesmo Clau, não dar para comer um só rs...Quanto ao recheio, você pode sim substituir por um outro a seu gosto, só não pode ser muito líquido, para não ter o perigo de vazar ao contato com o óleo quente!

Eliana,
Faz sim querida, esses bolinhos são tentadores rs...

Nani.
Obrigada querida!

Luciana,
Hummm...já passei e conferir a receita, este bolinho é bem simples e delicioso...
Bruna,
Com certeza vai gostar bastante deste doce, é bem simples de preparar...

Valentina,
Hummm...estarei na expectativa desta receita de panquecas, parece bem diferente, fiquei imaginando agora...